Lifestyle

10 coisas pra você ficar de olho

Por The Summer Hunter Staff -

Um roteiro com o que haverá de mais quente e interessante no Rio de Janeiro em 2016.

**1. OLIMPÍADAS
**É, sem dúvida, o evento mais importante do ano no Rio de Janeiro e em todo o Brasil. Entre os dias 5 e 21 de agosto, a Cidade Maravilhosa recebe o maior evento esportivo do mundo. Vamos aos números: serão 10,5 mil atletas de 206 países. Eles vão disputar 306 provas com medalhas em 32 locais de competição espalhados por quatro regiões da cidade: Barra da Tijuca, Deodoro, Maracanã e Copacabana. Lembra da Copa do Mundo? As 12 cidades-sede receberam, juntas, 1 milhão de turistas. Agora, nos Jogos Olímpicos, são esperados mais de 300 mil turistas estrangeiros concentrados em uma única cidade. E ainda terão muitos eventos paralelos por todo o Rio de Janeiro.Prepare-se porque vai ser uma festa!

10_coisas_verao_rio_janeiro_olimpiadas_1

**2.ZONA PORTUÁRIA
**Região por tantos anos abandonada,a Zona Portuária começoua ganhar novos contornos com a chegada do Museude Arte do Rio, em 2013. Com a demolição da Perimetral, elevado que cortava toda a região, as cortinas se abriram de vez. Recém-revitalizada, a Praça Mauá virou novo cartão-postal e se consolida com a abertura do Museu do Amanhã (foto), belíssimo projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

10_coisas_verao_rio_janeiro_olimpiadas_4

**3.COMPLEXO DO JÓQUEI
**Localizado no Jardim Botânico, o Jockey Club começa a se transformar num vibrante complexo cultural e gastronômico. Vik Muniz será um dos sócios da Casa Camolese, uma delicatéssen e um bar de drinques. Com unidades em Nova York, Los Angeles, St. Barths e St. Tropez, o Bistrot Bagatelle engrossa o páreo de novos restaurantes – que já lista Rubaiyat, Porcão Gourmet, Emporium Pax e Victoria.

10_coisas_verao_rio_janeiro_olimpiadas_6

**4.MIS
**Num dos bairros mais famosos do mundo, Copacabana, o Museu da Imagem e do Som (MIS) inaugura até junho sua nova sede após mais de quatro anos de obras. O projeto é do escritório americano Diller Scofidio + Renfro, que também assina o parque suspenso High Line de Nova York. Seu conceito partiu do icônico calçadão de pedras portuguesas com grafismos de Burle Marx. No último andar haverá um jardim suspenso e um cinema ao ar livre.

10_coisas_verao_rio_janeiro_olimpiadas_10

**5.CICLOVIA: DO LEME AO PONTAL
**Com 36 quilômetros de extensão, a ciclovia da zona sul vai chegar até o Pontal, no Recreio dos Bandeirantes. É uma longa estrada com momentos memoráveis. No novo elevado do Joá, por exemplo, entre São Conrado e a Barra, os ciclistas vão ter a sensação de estarem pedalando em um mirante, praticamente sobre o mar. Nem é preciso cobrar a homenagem ao síndico. A ciclovia, claro, já tem seu nome garantido: Tim Maia.

10_coisas_verao_rio_janeiro_olimpiadas_2

**6.AQUARIO
**Previsto para o primeiro trimestre de 2016, o AquaRio, na Zona Portuária, será o maior aquário marinho da América do Sul. Serão 22 mil metros quadrados, cinco andares e tanques com painéis de acrílico, com cerca de 4,5 milhões de litros de água. Crianças e outros apaixonados por animais marinhos não terão do que reclamar. Idealizado pelo biólogo Marcelo Szpilman, o AquaRio terá mais de 8 mil bichos de 350 espécies diferentes. Vai ser possível até participar de um mergulho com peixes, arraias e tubarões.

Compre aqui o seu Guia de Verão do Rio de Janeiro Reserva

10_coisas_verao_rio_janeiro_olimpiadas_11

**7.MOBILIDADE PARA ALIVIAR A BARRA
**As linhas de metrô do Rio ainda são insuficientes. Mas como promessa de legado dos Jogos Olímpicos, a prefeitura promete entregar obras que podem começar a melhorar a vida de moradores e turistas. A começar pelo metrô, que enfim conectará a zona sul Barra. A Linha 4, a princípio, terá seis estações, de Ipanema Barra. Do outro lado da cidade, as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) prometem desafogar o trânsitoda região entre o Santos Dumont, o Centro e a Zona Portuária.

10_coisas_verao_rio_janeiro_olimpiadas_8

**8.FOOD TRUCKS
**Populares em São Paulo, os food trucks chegam com tudo ao Rio em 2016 após autorização do poder público. São 84 pontos que se espalham por 24 bairros da cidade, da zona norte zona sul. Cada caminhão só pode estacionar um dia da semana no mesmo local. O do Gula Gula (foto), por exemplo, tem ponto na Rua Álvaro Alvim, na Cinelândia, s terças, e no Flamengo, aos domingos. Já Roberta Sudbrack terá seu carrinho de cozinha contemporânea toda quarta no Parque Guinle, em Laranjeiras. O paulistano Los Mendozitos, que vende comidinhas evinhos em taça, também está na lista.

Processed with VSCOcam

**9.LE CORDON BLEU
**Referência mundial em culinária, essa escola francesa enfim abre suas portas no Rio, em Botafogo, após atrasos e muita expectativa. O prédio de dois andares deve começar a receber as primeiras turmas no início de 2016. Fundada em Paris, em 1895, aLe Cordon Bleu está presente em 20 países, com 50 escolase mais de 20 mil alunos. Ao final, os formandos da filial carioca poderão estagiar no restaurante-escolae no café-confeitaria no próprio prédio.

10_coisas_verao_rio_janeiro_olimpiadas_7

**10.EXTENSÃO DO GALEÃO
**Pra receber os cerca de 1,5 milhão de passageiros que devem passar somente no período dos Jogos Olímpicos pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, mais conhecido como Galeão, o tão prometido Terminal 2 deve ficar pronto a tempo. Serão 26 novos portões de embarque, mais andares de garagem, até 60 lojas e 8 mil metros quadrados de Duty Free.

10_coisas_verao_rio_janeiro_olimpiadas_9

Compre aqui o seu Guia de Verão do Rio de Janeiro Reserva