diversão & arte

Klaus Mitteldorf resgata a aura da mítica Rio-Santos em seu primeiro longa

Por Mariana Caldas -

Klaus Mitteldorf é um ícone da fotografia brasileira. Não só por ser um dos primeiros a registrar o surfe, principalmente em São Paulo, mas também por eternizar momentos arrebatadores na história da moda e da publicidade do país.

trip217-salada-18

Aos 59 anos, Klaus está vivendo a felicidade de produzir dois longas ao mesmo tempo. Apesar do seu brilho fotográfico, o cinema sempre foi um dos seus amores mais profundos. Nos idos dos anos 70, em plena ditadura, ele e a sua Super 8 foram os autores de um dos registros mais clássicos do universo do surfe brasileiro, o documentário “Terral”.

klaus 29

02_CAMP_BRASILEIRO_DE_SURF_ITAMAMBUCA_1975_KLAUS_MITTELDORF_large

klaus 87

klaus 68

E agora, ele está no meio da realização de “Rio-Santos”, um road-movie de ficção, que ganhou o nome mítico da estrada que como ele mesmo diz, é o seu próprio estúdio. Algumas das imagens de “Terral” também vão entrar na nova produção, que está prevista para ser laçada no ano que vem, como memórias de alguns personagens.

klaus 36

klaus 29

klaus 37

klaus 105

klaus 61

O outro projeto que está dominando o coração de Klaus é o longa “Latas na Praia” sobre o inesquecível “verão da lata”, quando quilos de maconha foram jogados no mar pelo navio Solano Star. Mas este só deve chegar às telonas em 2017, no aniversário de 30 anos desta fartura.

Só nos resta aguardar ansiosamente. E seguir todos os passos de Klaus aqui.