viagem

Sem roupa e sem vergonha: de banho nudista a museu da Volvo, 5 lugares para conhecer em Gotemburgo

Por Ricardo Moreno -

Saltholmen Kallbadhus
A sudeste de Gotemburgo, a 11 quilômetros da estação central, fica a Saltholmen Kallbadhus. Em bom português, uma praia nudista. Está ali há mais de cem anos. Mas relaxa que ninguém fica olhando. Paga-se SEK 50 (cerca de 20 reais) para entrar. Tem o lado dos homens, o das mulheres e a salada mista. Mas tudo com respeito e discrição, viu? Mesinhas e espreguiçadeiras, uma sauna, água calma para um mergulho pontual e deques de madeira para um passeio ao ritmo do vento fazem de Saltholmen um dos lugares mais calmos e exclusivos de Gotemburgo desde 1908, ano em que foi inagurado. Entre e fique (bem) à vontade.
saltholmenskallbadhus.se

goteborg_IMG_5543


Volvo Museum
Gotemburgo é o berço da Volvo. Nada mais natural, portanto, do que a cidade abrigar, desde 1995, um museu dedicado à mais importante marca sueca. O conteúdo espalhado pelos dois andares vai muito além do universo em quatro rodas. Qualquer interessado no incomparável design sueco e também na história do país no último século deve reservar À uma tarde para visitar o local. No que diz respeito aos bólidos, é um paraíso que vai desde o primeiro modelo, o ÖV4, lançado em 1927, ano da fundação da Volvo, até os modelos mais recentes e carros-conceitos, caso do “futurístico” LCP 2000, de 1983. Para a garotada (e os mais crescidos também, podem assumir), há uma réplica em tamanho real em Lego do modelo antigo do XC 90, lançado em 2002.
volvomuseum.com

goteborg_Volvo-1024x768

goteborg_old-1024x682


Magasinsgatan
Hipster, trendy, inner… Você nomeia. O bairro de Magasinsgatan é o que há quando o assunto são lojas bacanas, café descolados e aquela áurea cool-minimalista-chique-next-trend típica da Suécia. Fechado para pedestres, o bairro reúne marcas famosas overseas, caso da Acne Studios, duas filiais do café Da Matteo Torrefazione, considerado o melhor de 2015, e lojas para dar um tapa no casa e na cara. Vá direto para a Artilleriet: dentro de um galpão estão produtos da Aesop, Comme des Garçons, L’Eclarieur, Grown Alchemist, Veloue, John Derian Company e outras. Prepare o cartão de crédito e bagagem extra.
goteborg.com/en/magasinsgatan

goteborg_Beatrice Törnros _hipsterFoto: Beatrice Törnros


Liseberg
Na Suécia, parque de diversão no verão é programa para a família toda. O Liseberg é o maior de toda a Escandinávia. São quase 40 atrações, entre inofensivos joguinhos de tiro ao alvo (com direito a prêmios como chocolates e ursinhos gigantes) a montanhas-russas de virar o estômago. As filas são enormes, podendo demorar duas horas, mas mesmo assim você vai querer repetir a dose na Helix, a mais radical das rollercoasters, ou no AtmosFear, o maior elevador em queda-livre da Europa.
liseberg.com

Helix, roller coaster, Liseberg Amusement Park


Arquipélagos
Chega de se mostrar na praia de nudismo. Vista a roupa e, em Saltholmen mesmo, pegue um ferry para visitar uma ou algumas das mais de 20 ilhas da região. Para as do sul você não vai precisar (nem poder) usar o carro. Se está motorizado, deixe-o no estacionamento e embarque para um passeio que pode incluir caminhadas, mergulhos ou pedaladas. Se o destino são as ilhas do norte, dirija seu Volvo cerca de 20 quilômetros até Lilla Varholmen, coloque-o dentro de uma balsa e boa viagem. Se estiver a pé, também pode ir de bike, trem ou ônibus até o porto (veja aqui as opções). Stora Föro, Vinga, Vrångö, Knarrholmen… Provavelmente você nunca vai conseguir falar corretamente o nome delas, mas, acredite, são de doer os olhos de tão lindas.

Styrsˆ island, the Gothenburg archipelagoFoto: Johannes Berner


bannersponsoredvolvo