Inspiração

Fazendeiros urbanos: a revolução da agricultura já começou

Por - 28/03/2017

Esqueça tudo o que você entende por hortas urbanas. A Square Roots é uma empresa que está revolucionando o cultivo de vegetais orgânicos no Brooklyn, em Nova York, e mostrando que nem as adversidades climáticas são obstáculos para o futuro da comida.

Ironicamente ou não, a empresa fica localizada num estacionamento de uma antiga fábrica da Pfizer, onde desenvolve estufas altamente tecnológicas em contêineres para cultivar vegetais por meio de um sistema hidropônico. A capacidade de produção semanal de cada contêiner equivale a 8 km2 de plantação fértil, o que resulta em cerca de 22 Kg de folhas verdes e sem pesticidas.

Indo muito além do que alguns poderiam considerar mais uma moda passageira, Kimbal Musk e Tobias Peggs, fundadores dessa revolucionária empreitada, já estão estudando novas formas de transformar essas estufas em sistemas totalmente sustentáveis a partir da coleta de água da chuva, energia proveniente da luz solar e compostagem feita com sobras de alimentos.

Além disso, a Square Roots vem construindo uma comunidade de fazendeiros urbanos compartilhando as técnicas do processo em eventos e visitas guiadas, e ainda auxiliam a aceleração dos novos negócios por meio de uma parceria com o USDA Farm Services Agency, do mesmo departamento responsável por selos, certificações e fiscalizações alimentares nos Estados Unidos.

Aos interessados nos alimentos, a Square Roots oferece três pacotes de “assinaturas” a partir de US$ 7 por semana, entregues nos endereços listado no site, todos em Nova York, claro, afinal, a iniciativa existe fundamentalmente para estimular o consumo de alimentos locais de alta qualidade.

squarerootsgrow.com

 

Populares