Next

Um mergulho gastronômico nas delícias de Alicante (contém receita!)

Por - 14/05/2017

Depois de aproveitar todas as vistas inacreditáveis de Calpe, chegou a hora de descobrirmos as surpresas que a Espanha guardava para o nosso paladar. Dirigimos pouco menos de duas horas pela Costa Blanca até chegarmos na charmosa Alicante. Nossa primeira parada na cidade foi definida pelo Foursquare (sim, ele resiste!), tamanha a fome: entramos no primeiro restaurante com muitas estrelas que apareceu no caminho e demos início à melhor experiência gastronômica da viagem. Cabe um detalhe aqui: a maioria dos endereços onde decidimos entrar, ou tinha boas indicações das pessoas que conhecemos ou passava sempre pelo crivo do Foursquare. Não serve mais pra fazer check-in, né? Mas continua firme e impecável sobre as avaliações. A partir disso, todos os restaurantes que visitamos em Alicante nos receberam com pratos deliciosos-  que iam muito além de paellas. 
Os favoritos, a gente guardou com detalhes para dividir com você.

EL COLMADO
Em uma das principais avenidas de Alicante, o restaurante é um combo de maravilhas: bom vinho da casa, excelente atendimento, ambiente delicioso e um menu tão incrível que foi difícil escolher o que comer. Depois de umas sugestões do garçom, escolhemos uma tábua de embutidos típicos da região como entrada. Morcilla, salsicha branca, salames e um molho indecifrável com um sabor que também é impossível descrever. 
Na sequência fomos de uma bela e suculenta pescada e tataki de atum com maionese de wasabi. Sério: se existe um céu do mar, ele fica em Alicante.
Av. Alfonso X El Sabio, 18. T.: +34 965 14 33 42
colmadobar.com

SOL Y MAR
Caminhando pelo bairro onde estávamos hospedadas, encontramos uma portinha de madeira com uma placa anunciando o menu do dia. Paella de frango (!) e tanta comida alicantina que nem terminamos de ler. 
Entramos no Sol y Mar e não demorou para entender que estávamos em um lugar bem típico. Ali dentro ninguém além de nós parecia turista. Pessoas de todas as idades e estilos sentavam-se às mesas e pediam cervejas, vinhos e tapas. Muitas tapas. Não fizemos diferente. Nos aproximamos do balcão e apontamos o que nos parecia mais apetitoso: camarões cozidos no sal, cogumelos no tomilho e um coelho no molho ferrugem que nos deixou babando. Entre uma beliscada e outra, um gole na cerveja e os comentários: não erramos uma!
Calle Virgen del Socorro, 73. T.: +34 965 26 00 41

SENTO BARRIO
Tarde de sábado com aquele sol delicioso no céu. Saímos pelas ruelas do centro antigo procurando um lugar interessante onde pudéssemos tomar uns copos e tropeçamos no Sento. Existem várias filiais pela cidade mas a que encontramos ficava em uma praça cheia de gente disposta a bebericar e curtir o dia. Sentamos e, já acompanhada de nossas belíssimas sangrias, começamos: alcachofras na chapa com presunto serrano e fois gras; batatas cozidas com queijo, tomilho e um molho especial misteriosíssimo; montaditos de brie com mel, nozes e rúcula pareciam suficientes, até que descobrimos as alicantinas: cogumelos na chapa com rúcula, queijo de cabra e bacon. Não tem como dar errado, né? Pedimos duas e chegamos à conclusão de que a entradinha resumia nossa passagem por Alicante. Que surpresa deliciosa!
Calle San Pascual, 7. T.:  +34 646 93 22 13
facebook.com/somossento

RECEITA: ALICANTINAS

Criamos a nossa versão das Alicantinas e provamos, ainda durante a viagem. Não é que deu certo?

Ingredientes
– Cogumelos tipo champignon grandes e in natura
– Queijo de cabra fresco
– Folhas de rúcula
– Tiras de bacon
– Tomilho

Preparo
Frite as tiras de bacon na própria gordura por alguns minutos até que fiquem crocantes e reserve. Em uma chapa preaquecida, passe os cogumelos sem deixar que percam muita água. Coloque cada cogumelo em um prato, forre com uma ou duas folhas de rúcula, recheie com queijo de cabra fresco e sobreponha com as tiras de bacon. Depois é só polvilhar o tomilho.

Sobre o NEXT
Qual é o próximo passo? Onde será a próxima parada? Quem vamos conhecer, quem pode nos indicar lugares e experiências dignas de mudarem o rumo de uma viagem? O Next é sobre não ter planos: sair pelo mundo descobrindo o sol que existe no lugar mais perto do que buscamos. E isso pode mudar a qualquer momento. Leia todos os posts do projeto aqui

Populares