cenoura & bronze

3 drinks refrescantes e sem álcool para fazer em casa

Por Fernanda Nascimento -

Não é suco, nem smoothie, nem vitamina, mas tampouco contém álcool. Os drinks do momento são coquetéis refrescantes com zero teor alcoólico. Frutas, chás, ervas e outros temperos são usados nessas receitas fáceis de preparar em casa. Basta um pouco de criatividade para substituir os ingredientes e ter uma infinidade de combinações e sabores para adoçar as tardes quentes. Escolhemos três receitas para você se arriscar na cozinha e experimentar refrescantes drinks sem álcool.

Foto: Bárbara Magri

01.

Sangria de hibisco

Bebida típica espanhola, a sangria é tradicionalmente preparada com vinho tinto – daí vem seu nome, da palavra sangue. Nesta versão, quem dá o tom avermelhado é o hibisco, uma planta azedinha que combate a retenção de líquidos e possui ação antioxidante.

Ingredientes:
2 laranjas cortadas em rodelas
2 maçãs
10 uvas
10 morangos
1 litro de chá de hibisco

Preparo:
Corte as frutas em pedaços e misture em uma jarra grande. Adicione o chá de hibisco gelado e deixe a mistura repousar para apurar os sabores. Se quiser, adicione uma pitada de cravo-da-índia ou um ramo de hortelã. Sirva em um copo com gelo.


Foto: Kesu01/iStock

02.

Coquetel de gengibre

Um drink que recentemente virou febre nos bares brasileiros é o Moscow Mule, receita a base de ginger ale, uma espécie de refrigerante de gengibre. Aqui, o coquetel dispensa a vodca e se transforma em uma bebida refrescante com zero teor alcoólico.

Ingredientes:
3 colheres de sopa de gengibre descascado e picado
1 ½ xícara de açúcar mascavo
3 xícaras de água
1 limão

Preparo:
Coloque em uma panela o gengibre, a água, o açúcar e o suco do limão. Deixe ferver e espere até a mistura reduzir pela metade. Desligue o fogo, coe e deixe esfriar. A mistura pode ficar guardada em uma garrafa com tampa na geladeira por até uma semana. Na hora de servir, encha um copo de gelo, um terço com a mistura e complete com água com gás. Se quiser, decore com ramos de hortelã e rodelas de limão.

meulugaraosol


Foto: AlexPro9500/iStock

03.

Drink de água de coco

A água de coco é uma das bebidas mais saudáveis do mundo por suas propriedades hidratantes. Além disso, é uma delícia, especialmente quando consumida geladinha em um drink com frutas para combinar com os dias de sol.

Ingredientes:
250ml de água de coco
200ml de suco de laranja
½ manga cortada em cubos
1 ramo de hortelã

Preparo:
Em uma coqueteleira, bata as frutas e a água de coco. Adicione a hortelã e sirva em um copo com gelo.

Foto de abertura: Kaizen Nguy/Unsplash