viagem

Belo Horizonte e arredores: voo de parapente na Serra da Moeda

em parceria com

Por Fernanda Nascimento -

Ao chegar ao Topo do Mundo, como é conhecido o lugar de onde decolam os parapentes na Serra da Moeda, em Minas Gerais, a sensação é de estar mais perto das nuvens do que do chão. As casas e as árvores lá embaixo ficam tão pequenos que lembram uma maquete – mas é ali que os aventureiros vão pousar, dez a trinta minutos depois de saltaram da pista de pouso. “Antes de decolar pela primeira vez, é sempre a mesma reação: um pouco de medo, tensão. Mas depois que voa todo mundo volta feliz e quer fazer mais”, conta Deivison Silva, instrutor da Escola de Parapente Belo Horizonte e piloto há 15 anos.


A cerca de 30 quilômetros da capital, o Topo do Mundo é o destino mais procurado por quem quer conhecer a região de outro ângulo. Para fazer um voo duplo instrucional não é preciso qualquer experiência no esporte – basta a vontade de se aventurar pela cordilheira que tem 1500 metros de altitude. Uma rápida aula ensina lições básicas sobre os equipamentos de segurança e as instruções para o pouso e a decolagem. A partir dali, tudo fica sob responsabilidade do instrutor, que cuida da navegação durante o voo. “É uma experiência para quem quer ter o primeiro contato com o esporte. Tem gente que gosta tanto que acaba estudando para virar piloto”, diz Deivison.

Rampa de decolagem na Serra da Moeda
Fotos: Giovanni Bello

O equipamento do parapente, em inglês chamado de paraglider, se assemelha ao do paraquedas, mas é um esporte diferente. Nessa modalidade, os voos sempre saem de rampas de decolagem fixas, como esta cravada na Serra da Moeda, e aproveitam as correntes para planar pelo ar. Isso significa que, depois do frio na barriga na hora da decolagem, é só relaxar e aproveitar a vista. Os tecidos coloridos voando pelo céu deixam a paisagem do Topo do Mundo ainda mais bonita – e há quem suba até lá só para apreciar o visual. Se as condições climáticas colaborarem, marque o voo para o final da tarde. Assistir do céu ao sol se pôr no horizonte é uma experiência inesquecível.

Estrada da Serra, s/nº, Brumadinho (MG)

Voo de parapente na Serra da Moeda

Foto de abertura: Ricardo Moreno