viagem

Belo Horizonte e arredores: workshop de cerveja artesanal

em parceria com

Por Fernanda Nascimento -

Acredite no ditado mineiro: se não tem mar, vamos para o bar. Ele nunca foi tão verdadeiro em Belo Horizonte, que nos últimos anos viu seus bares ganharem torneiras de onde saem diferentes receitas de cervejas artesanais produzidas na região. Nunca se fez tanta cerveja aqui – e a prova disso é que a Prefeitura acaba de sancionar uma lei que simplifica a abertura de microcervejarias na capital. Se a produção já estava crescendo exponencialmente, agora vai ganhar ainda mais força.


Foi em um desses espaços criados para apreciar as receitas e os sabores da cerveja, a Do Beer, que Claudio Botelho abriu seu primeiro curso sobre o assunto dois meses atrás. A ideia é muito simples: ensinar os alunos a reproduzir em casa a cerveja que mais gostam. “É uma satisfação muito grande produzir uma coisa que você acha que só consegue no supermercado”, explica Claudio, que começou a se aventurar nesse hobby há um ano e já arrematou prêmios em concursos regionais e nacionais. “Oferecer para os amigos e eles gostarem do que você fez é muito gratificante”.

Cerveja artesanal em Belo Horizonte
Malte moído antes de ir para a panela; Esterilizando o erlenmeyer para hidratar as leveduras; Os quatro principais ingredientes da cerveja: malte, lúpulo, água e leveduras | Fotos: Doma Ø2

Não é preciso ter uma fábrica em casa nem qualquer experiência no assunto para aprender o passo a passo do processo no workshop que dura oito horas. O objetivo, aliás, é desmistificar essa ideia. “É como se você fosse preparar um prato na sua casa, só que você cozinha a cerveja”, conta Claudio. “Aqui usamos uma panela com um cesto de fundo falso, por exemplo, que em casa pode ser substituída por uma espagueteira”.

Malte de cevada, lúpulo e leveduras em mão, os alunos começam a cozinhar a cerveja ao lado do professor. Com um termômetro, a temperatura da água é controlada para atingir o ponto certo para adicionar o malte. Quando cozido, ele recebe o lúpulo, responsável pelo sabor e aroma da bebida. A etapa final é deixar a cerveja fermentando, o que pode demorar até três semanas. Mas os alunos podem engarrafar e provar a receita feita pela turma anterior, além de experimentar as cervejas produzidas por Claudio em casa.

Cerveja Artesanal Belo Horizonte
O mineiro Claudio Botelho na Do Beer, onde ensina os alunos a fazer a própria cerveja

“A gente passa um dia juntos, fazendo cerveja, conversando sobre cerveja e saboreando cerveja”, diz. Quantos homebrewers, os chamados cervejeiros caseiros, vão nascer daquele encontro, é difícil dizer. Mas todos saem animados para se aventurar na cozinha – e ainda podem voltar à Do Beer e usar o espaço para sua produção artesanal.

Workshop de cerveja artesanal
Do Beer
Rua Cícero Ferreira, 99, Serra
(31) 3785-7374