cenoura & bronze

Um guia para explorar o Rio de Janeiro de bicicleta

Por Rafael Andery -

A capital fluminense é uma cidade com tantos pontos turísticos e cartões-postais que fica difícil escolher onde curtir o sábado de feriado. Que tal deixar de lado a badalada praia de Copacabana, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar e conhecer outra área da cidade? Elaboramos um roteiro de 5 quilômetros para pedalar do parque do Aterro do Flamengo ao novíssimo Museu do Amanhã. No verão, poucos passeios são tão divertidos quantos aqueles a bordo de uma bicicleta.

roteiro-bike-rio-aterro-do-flamengo-Divulgacao-Prefeitura-RJ

001_cb

Aterro do Flamengo
Comece o roteiro pelo parque do Aterro do Flamengo, na altura do Palácio do Catete. Ali é possível pedalar tranquilamente pela ciclovia Mané Garrincha admirando a Baía de Guanabara. Aos domingos e feriados, as pistas da avenida que margeiam o parque são fechadas para os carros e ficam livres para as bicicletas.


roteiro-bike-rio-marina-da-gloria-iStock-Fabio-Cavalcanti
002_cb

Marina da Glória
Pedalando pouco mais de 1 quilômetro em direção ao centro da cidade chega-se à Marina da Glória. Reformada para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, ela foi reaberta ao público depois de 30 anos e se transformou em uma área de lazer com ciclovia, mirante e restaurantes.

meulugaraosol


roteiro-bike-rio-MAM-Divulgacao
003_cb
3. Museu de Arte Moderna
Continue margeando a Baía de Guanabara por mais 1 quilômetro até chegar ao Museu de Arte Moderna do Rio. Uma das mais importantes coleções do país, o MAM vale uma parada para esticar as pernas entre obras de artistas como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Lasar Segall e Di Cavalcanti.


roteiro-bike-rio-Ingreja-Candelaria-Riotur
004_cb
4. Igreja da Candelária
Hora de dar uma acelerada de quase 3 quilômetros até a Igreja da Candelária, construção do final do século 18. O percurso passa por construções imponentes como o Museu Histórico Nacional e o Paço Imperial, além de cruzar pontos importantes da cidade, a exemplo da Praça XV e do Arco do Teles.


roteiro-bike-rio-museu-do-amanha-iStock-Valter-Cunha-1
005_cb
5. Museu do Amanhã
Só mais um quilômetro separa a igreja do Museu do Amanhã, novo cartão-postal da cidade localizado na reformadíssima zona portuária carioca. O museu, que fica na Praça Mauá e foi inaugurado há dois anos, tem uma arquitetura impressionante e uma excelente exposição permanente.