Inspiração

Coleção da Billabong explora lado surfista de Andy Warhol

Por - 6/12/2017

No verão de 1968, Andy Warhol passou duas semanas filmando surfistas nas praias do sul da Califórnia para compor um de seus filmes menos conhecidos, “San Diego Surf”. Quase 50 anos depois, a Billabong lança Warhol Surf, coleção inspirada na passagem do artista pela Costa Oeste dos EUA que, depois de seu lançamento no verão do hemisfério norte, chega com exclusividade à loja da marca no Morumbi Shopping, em São Paulo.

A equipe criativa da Billabong Lab, divisão da marca australiana responsável por colaborações com grandes nomes da arte e do design, decidiu evidenciar essa vertente californiana pouco conhecida do artista-símbolo da cena underground nova-iorquina dos anos 1960. O objetivo fica explícito já na frase de Warhol que foi utilizada como slogan da campanha: “Eu saí do útero em uma prancha de surfe”.

Partindo de polaroides, slides, gravações de áudio e até mesmo pinturas cedidas pela Fundação Andy Warhol, foram criadas peças que fogem do colorido que se costuma associar às criações do pai da pop art e à estética litorânea. Nas camisetas, camisas, bermudas e bonés da linha masculina – a única que será comercializada por aqui, com preços entre R$ 99 e R$ 349 – predominam o preto e o branco, com intervenções pontuais de cores mais vibrantes, como vermelho e amarelo.

Entre as estampas figuram os crânios humanos da famosa série de serigrafias “Skulls”, listras transversais, palmeiras, placas de motéis e reproduções de transparências utilizadas em projeções do show “Exploding Plastic Inevitable”. Dirigido pelo artista em parceria com a banda Velvet Underground, o espetáculo cruzou os EUA entre 1966 e 67 com suas apresentações que misturavam música, filme, dança, performance e pop art. Agora, ilustrando as peças da coleção, ele ganha novos territórios – ou, ao menos, alguns vestígios dele.

Billabong
MorumbiShopping
Av. Roque Petroni Júnior, 1089, São Paulo
Segunda a sábado, 10h às 22h; domingo e feriados, 14h às 20h

Populares