cenoura & bronze

5 campings que vão despertar seu lado aventureiro

Por Fernanda Nascimento -

Se engana quem pensa que acampar é uma atividade restrita aos jovens que não se importam em abrir mão do conforto. Alguns campings espalhados pelo Brasil oferecem uma experiência difícil de encontrar em pousadas e hotéis. Que tal abrir a barraca pela manhã e dar de cara com o mar? Ou jogar uma partida de vôlei com os vizinhos da tenda ao lado no meio de um coqueiral na Bahia? Selecionamos 5 campings pelo país que vão despertar seu lado mais aventureiro. Pegue sua barraca e caia na estrada.

Camping dos Milagres
Foto: Bruna Zarzur Cury

01.

Camping dos Milagres, São Miguel dos Milagres (AL)

O pequeno município beira-mar passou décadas no anonimato, mas vem sendo cada vez mais procurado pelos turistas que visitam Alagoas. Praias de água cristalina e piscinas naturais se estendem pelo povoado da Costa dos Corais. Em uma faixa de areia pouco movimentada, a cerca de 2 quilômetros da cidade, fica o Camping dos Milagres. Lá, é possível montar sua barraca debaixo de um coqueiro em frente ao mar e assistir ao amanhecer de camarote.


Hospedaria Cumuruxatiba
Foto: Reprodução

02.

Hospedaria Cumuruxatiba, Cumuruxatiba (BA)

É em um gramado em frente ao mar, no meio de um coqueiral, que os hóspedes montam suas barracas. Além da infraestrutura que conta com banheiros, cozinha e churrasqueira, uma quadra de areia foi construída no terreno localizado a 300 metros da vila de Cumuruxatiba, uma das praias mais charmosas do sul da Bahia. O dono da Hospedaria, o suíço Jef Buffat, foi jogador e técnico profissional de vôlei e organiza treinamentos durante o dia.


Camping Taiuá
Foto: Reprodução

03.

Camping Taiuá, Chapada dos Veadeiros (GO)

Em São Jorge, um dos vilarejos mais próximos ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, há dezenas de campings que recebem os mochileiros que circulam pela região o ano todo. A 15 minutos a pé da entrada do parque fica o Camping Taiuá. O charme deste lugar está nas áreas comuns. Sofás e colchões instalados sobre estruturas de bambu convidam os hóspedes a relaxar ao ar livre depois das longas caminhadas na Chapada. Quem não quiser levar a própria barraca pode alugar uma lá mesmo.

meulugaraosol


Camping Cachoeira da Lage
Foto: Reprodução

04.

Camping Cachoeira da Lage, Ilhabela (SP)

Cercado pela Mata Atlântica, este camping fica dentro da Fazenda da Lage, a poucos metros da cachoeira que tem o mesmo nome. Dezenas de quedas d’água com piscinas cristalinas cercam este refúgio no sul da ilha, localizado no início da trilha que leva à praia do Bonete. É possível escolher um lugar para montar sua barraca embaixo das árvores ou no gramado com vista para o mar.


Korubo Safari Camp
Foto: Reprodução

05.

Korubo Safari Camp, Jalapão (TO)

Nunca montou uma barraca e se arrepia com a ideia de dormir em um colchão inflável? Este acampamento no coração do Jalapão tem o conforto de um hotel. As quinze tendas montadas em um terreno à beira do Rio Novo possuem camas e um banheiro privativo. A Korubo Expedições oferece uma experiência de imersão na natureza, com atividades como canoagem no rio, passeios por dunas e cachoeiras.

Foto de abertura: littlehenrabi