Destinos

Carnaval: as 5 melhores festas de rua do Brasil

Por - 12/02/2015

snapchat

Desfile dos Bonecos Gigantes - Carnaval 2010

1º – OLINDA
Dizem que o Carnaval de rua em Olinda, Pernambuco, é um dos mais tradicionais do país. Em cada ladeira da cidade, em meio aos bonecos de pano gigantes, dezenas de blocos desfilam ao som do frevo e do maracatu. Axé e funk são proibidos. E se você não gosta exatamente desses ritmos, Recife está a poucos quilômetros daqui: entre os dias 14 e 17 de fevereiro a cidade recebe o Festival Rec Beat, dedicado aos nomes mais inventivos do pop e do rock do Brasil e do mundo e espécie de oásis aos avessos à folia.  (foto Chico Anatásio)

Por que é um dos melhores do Brasil?
Com a proibição de ritmos como axé e funk, o carnaval de Olinda conseguiu filtrar quem escolhe ir à cidade nessa época do ano e manter intacta a sua tradição festiva.

 

paraitinga-credito-divulgacao

2º – SÃO LUIZ DO PARAITINGA
Assim como Olinda, em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, é proibido axé, funk e pagode. Aqui, o ritmo oficial são as tradicionais marchinhas – as mesmas que seus avós dançavam e que continuam fazendo todo o sentido nessa época do ano. A pequena cidade histórica de apenas 10 mil habitantes espera receber 150 mil visitantes. O carnaval na cidade ganhou um sabor ainda mais especial depois da enchente que destruiu a região em 2010. Agora, cinco anos depois, São Luiz do Paraitinga foi praticamente toda reconstruída. (foto divulgação)

Por que é um dos melhores do Brasil?
Por ser pequena e manter viva a tradição ao mesclar antigas marchinhas com temas mais recentes escritos por blocos locais.

 

belorizonte2-credito-divulgacao

3º – BELO HORIZONTE
Devagarinho, ano após ano, o carnaval de rua de Belo Horizonte vai se firmando como um dos mais bonitos e democráticos do Brasil. Há quem diga, inclusive, que BH é o novo Rio. A farra na capital mineira ainda preserva uma áurea naïve, de festa de cidade do interior, com família inteiras participando de alguns dos mais de 160 blocos que desfilam pelas verdejantes ruas da cidade. E assim como ocorre em outras capitais, a farra se estende durante os outros fins de semana de janeiro e fevereiro. (foto divulgação)

Por que é um dos melhores do Brasil?
Pelo fato de não estar totalmente popularizada e dominada pelas massas, Belo Horizonte ainda oferece um carnaval à moda antiga, só que em uma cidade grande.

 

sao_paulo2_credito_Murilo Yamanaka

4º- SÃO PAULO
Desde que o prefeito Fernando Haddad regulamentou, em 2014, o Carnaval de rua em São Paulo, muita gente que antes preferia abandonar a cidade rumo às praias resolveu ficar e aproveitar. Neste ano, os 300 blocos cadastrados pela prefeitura devem receber 2 milhões de foliões, entre locais e turistas. E alguns grupos já ficaram famosos, caso do Tarado Ni Você, dedicado a reinterpretar, em ritmo de marchinhas, as músicas de Caetano Veloso. O encontro ocorre no sábado (14), às 14h, na esquina das avenidas Ipiranga e São João. (foto Murilo Yamanaka)

Por que é um dos melhores do Brasil?
São Paulo provou que pode fazer uma festa à altura da do Rio de Janeiro – e que seus habitantes estão dispostos a ficar na cidade.

 

rio_de_janeiro1_credito_divulgacao

5º – RIO DE JANEIRO
Mais de 400 blocos entopem, literalmente, as ruas da capital carioca durante os dias de folia. Esqueça carro, táxi, ônibus… Circular pela zona sul ou centro da cidade apenas a pé ou de metrô – e lotado. E a bagunça começa cedo, quando o bloco Céu na Terra dá a largada em Santa Teresa, às 8h da manhã do sábado (14). Já o Cordão da Bola Preta, o mais antigo da cidade, fundado em 1918, deve reunir 2,5 milhões de pessoas a partir da 9h30 no centro. Mas durante todos os fins de semana de janeiro e fevereiro dá para acompanhar as bandas que saem às ruas para uma espécie de ensaio a céu aberto. Inclusive, há quem diga que o pré-Carnaval e o pós-Carnaval do Rio de Janeiro são ainda mais divertidos do que os dias oficiais. Neste ano, as ruas serão tomadas por mais de 5 milhões de pessoas – sendo quase 1 milhão somente de turistas. (foto divulgação)

Por que é um dos melhores do Brasil?
Apesar da sujeira e do caos, o Rio de Janeiro é ainda o Rio de Janeiro, o destino predileto de 9 em cada 10 turistas de outros estados e países.

Populares