tendência

Causos, carros e clássicos: visitamos o Power Big Meet, uma festa para quem gosta de motor

Por Claudia Nascimento -

Não há no mundo um encontro de carros antigos ao ar livre maior do que o Power Big Meet, realizado anualmente em Västerås, a 100 quilômetros de Estocolmo.

Realizado sempre no mês de julho, desde 1978 o evento já percorreu diferentes municípios, até que, em 1984, estabeleceu endereço fixo na região próxima à capital da Suécia.

Modelos clássicos ilustram a evolução do setor automobilístico. Ficam expostos no campo de pouso de Johannisberg. Mas a maioria se atreve a colocar alguns quilômetros a mais no odômetro para participar do tão esperado cortejo, que atrai uma multidão de cerca de 10 mil amantes de 40 países para as ruas de Västerås. Além da óbvia contemplação, os carros participam de um concurso dividido em 11 categorias. Em 2015, por exemplo, o prêmio de carro mais bonito foi para um Cadillac Eldorado 1954, na cor turquesa, renovado durante exatos 33 anos. Para entrar no clima, os participantes também tiram do armário vestimentas estilo anos 1950, abusando do rockabilly, dos coletes de couro e vestidos retrô de petit pois

Como era de se esperar, outros serviços pegam carona no sucesso do Power Big Meet e diversos restaurantes, food trucks e até stands com peças de carro entram na brincadeira.

Os apaixonados (por seus parceiros, não por carros) têm a chance de consumar seu amor em uma cerimônia las Vegas, num estilo Drive Thru Wedding – com direito a pastores intérpretes de Elvis Presley e tudo.

O evento é um dos pontos altos do verão sueco e atrai gente de mais de 40 países. O interesse por carros é o prato principal do encontro, mas é gostoso saborear todo o frisson que rola em paralelo, com personagens, serviços e histórias memoráveis.

Um conselho: na sua próxima visita á cidade e ao Power Big Meet, devore todas as novidades que puder, porém guarde sempre aquele espacinho para a sobremesa, que é sagrada.

bannersponsoredvolvo