comer & beber

Chá de hibisco é cool

Por Mariana Caldas -

O chá de hibisco é a nova onda. De repente ele apareceu em todos os lugares. No cardápio dos restaurantes finos, na mesa dos descolados, nas receitas da turma dos antioxidantes e na rotina de quem está querendo perder peso ou afinar um pouco a cintura. O chá de hibisco é o novo chá verde!

Além do sabor naturalmente adocicado e sua aura floral, ele é um poderoso antioxidante. E mais. É capaz de evitar o acúmulo de gordura no corpo, principalmente na barriga e nos quadris. Ele também tem um efeito diurético e controla o colesterol e a pressão arterial.

Cha-de-hibisco-1

Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine afirma que o consumo do chá também contribui para a diminuição do colesterol ruim e o aumento do bom. Além de contar com boas quantidades de vitaminas B1 e B2, que ajudam na captação de energia das células, ele também facilita a digestão e regulariza o intestino.

hibiscocompro

São muitos os benefícios do chá da Hibiscus Sabdariffa, porém, ele deve ser apreciado com moderação. Em doses excessivas, pode gerar uma intoxicação. E também fazer com que o corpo elimine vitaminas em excesso, por conta do seu poderoso efeito diurético. O que pode levar a uma desidratação.

Quem ainda está em fase fértil e pretende ter um filho algum dia deve consumir poucas quantidades. Porque apesar ser ótimo para a perda de peso, ele pode colocar em risco a sua fertilidade e os seus hormônios. Alguns estudos indicam que a planta tem componentes capazes de interferir nos níveis de estrogênio. O que faz com que seja usada, inclusive, como anticoncepcional.

Então se você ainda está planejando um baby na sua vida, não tome muito mais do que uma xícara deste chá por mês. Mas se não é este o seu caso, fique à vontade, dá para tomar uma xícara por dia tranquilamente.

O chá de hibisco também pode ser usado para preparar outras bebidas ou drinks ao seu gosto.

jamaica_agua_fresca-0101

Como preparar:

Leve um 1 litro de água ao fogo. Quando começar a ferver, acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos (10 no máximo). Coe em seguida. Evite voltar a aquecer e usar açúcar para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.

1407266117_2