cenoura & bronze

5 cidades para visitar no interior do Brasil

Por Rafael Andery -

Para quem teve a sorte de nascer brasileiro, não é preciso atravessar oceanos, levantar voo ou gastar muito dinheiro para conhecer lugares incríveis e viver experiências em cenários completamente diferentes. Às vezes, sua viagem dos sonhos está distante apenas algumas horas de carro. Por isso, reunimos 5 destinos imperdíveis espalhados pelo interior do Brasil, com cidades que oferecem de construções históricas a paisagens naturais de tirar o fôlego.

01.

Holambra (SP)

Fundada por holandeses e localizada a apenas 130 km da capital São Paulo, a pacata Holambra (foto acima) é conhecida como a cidade das flores. As casinhas coloridas, os restaurantes holandeses e os produtores de cachaça e cerveja da região garantem que o turista sempre terá o que fazer por aqui. Mas o grande destaque da cidade são os campos de produção de flores e plantas ornamentais, onde é possível conferir como é feito o plantio de milhares de rosas, gérberas e crisântemos.


Garibaldi
Foto: Vanilda Maschke/Flickr

02.

Garibaldi (RS)

Cercado pela Serra Gaúcha, este pequeno município no Rio Grande do Sul ganhou fama nacional como a capital do espumante. Não à toa, a região onde a cidade está localizada é responsável pela produção de 80% do espumante e 60% do vinho do Brasil. A dica é passar o dia visitando as vinícolas das redondezas, aproveitar as noites para passear pelo centro histórico e experimentar algum dos bons restaurantes italianos da cidade.


Gonçalves
Foto: Admilson Santos/Flickr

03.

Gonçalves (MG)

A mineira Gonçalves é o segredo mais bem guardado da belíssima Serra da Mantiqueira, que abriga cidades badaladas como Monte Verde e Campos do Jordão. Aqui, o clima de tranquilidade impera a mais de 2 mil metros de altitude, cercado por cachoeiras, penhascos e, claro, muitas araucárias. Para além das trilhas pela natureza, a cidade possui uma boa oferta de restaurantes e pousadas charmosas.

meulugaraosol


Penedo
Foto: Francisco Aragão/Flickr

04.

Penedo (AL)

Fundada no século XVI às margens do rio São Francisco, a cidade alagoana mistura uma natureza exuberante a um preservadíssimo centro histórico. Os passeios de barco pelo Velho Chico levam até à foz do rio, onde ele se encontra com o mar, no município vizinho de Piaçabuçu. Já as ruas de paralelepípedo de Penedo abrigam o impressionante conjunto barroco formado pelo Convento de São Francisco e a Igreja de Santa Maria.


Pirenopolis
Foto: Wagner T. Cassimiro Aranha/Flickr

05.

Pirenópolis (GO)

O município histórico de Pirenópolis, em Goiás, foi fundado por mineradores de ouro no século XVIII e preserva muito de sua arquitetura colonial. O conjunto arquitetônico da cidade é tombado pelo Iphan e reúne igrejas históricas como a de Nossa Senhora do Carmo e de Nosso Senhor do Bonfim. Se sua praia não for tão urbana, a cidade é cercada por cachoeiras incríveis, como a de Santa Maria e a das Araras.