Inspiração

Conheça a arte praiana de Tom Veiga

Por - 24/02/2015

Tom_Veiga_2

Provavelmente você não conhece Tom Veiga (www.tomveiga.com). Mas, com certeza, já topou com algumas de suas solares obras de arte por aí. Com sorte, inclusive, já deve ter vestido algumas delas.

Apaixonado pelo sol, pela praia e pelas ondas, Tom abandonou em 2009 uma carreira de diretor de arte em agências digitais em Curitiba, no Paraná, para morar perto do mar em Garopaba, no litoral de Santa Catarina.

arte_019_p.cdr

Começou a desenvolver uma série de quadros “inspirados nas sensações e sentimentos que o vento, o mar, o sol e o movimento das ondas transmitem”.

Hoje em dia, além de vender pela internet (www.seriewaves.com.br), seu trabalho já estampou linhas de roupas de algumas das maiores grifes de beachwear do planeta, como a Billabong, Reef e Globe, além da brasileira Mormaii e uma série de Havaianas distribuídas globalmente.

Tom_Veiga_Billabong

Tom também já expôs na Argentina, na França, na Espanha, nos Estados Unidos e no Japão. “Muita gente fala que meu trabalho transmite brasilidade, vida e alegria por meia das cores e curvas”, afirma. “Fico honrado quando uma marca ou empresa me convida para assinar um projeto justamente por querer transmitir isso: o Brasil e toda a sua tropicalidade por meio dos meus traços”, diz.

014_art_60x80_cm.cdr

Agora, escolas do Brasil, da Califórnia e de Londres também passaram a usar o trabalho de Tom para estimular as crianças em aulas de arte. Elas fazem releituras de suas obras para, depois, realizarem exposições.

Confira a entrevista que fizemos com ele.

Onde busca inspiração?
Não consigo ver uma onda e não parar para desenhar. E hoje consigo ver ondas em todos os lugares, pois em quase tudo tem uma curva. Minha inspiração vem do mar.

 

Cruisers_Globe

Quais são as suas técnicas?
Tenho várias linhas de trabalho. Mas a base de todas é desenhar no papel, digitalizar e finalizar traços e cores em um programa de edição de imagem. Depois faço as impressões em canvas para os clientes ou exposições, mas também tenho trabalhado com madeiras de descartes das reformas de barcos de pesca de Garopaba.

001_art_90x60_cm.cdr

Qual a sua relação com o verão?
Muito forte, pois em toda minha arte tento expressar exatamente as condições de um dia perfeito de verão. Faço as paisagens que gostaria de estar naquele momento.

Expo CWB - Tom-2

Como você começou?
Comecei em junho de 2009. Eu trabalhava como diretor de arte em Curitiba. Tinha uma vida muito corrida. E para me sentir mais perto do mar e relaxar comecei a pintar ondas. Mas tudo não passava de um hobby. Foi apenas em 2012, quando saí da agência, é que passei a me dedicar 100% a isso.

Aloha_p.cdr

E hoje você consegue viver somente da sua arte?
Hoje vivo de arte, mas demorou anos para conseguir. No Brasil não é fácil. Você precisa sempre estar correndo atrás de projetos autorais, parcerias, exposições…

 

Havaianas_Tom_Veiga

 

Você também já desenvolveu trabalhos em parceria com grandes marcas de surfwear. Pode nos contar alguns deles?
Meu primeiro grande projeto foi assinar uma coleção com a Billabong Girls da Europa. Fui o primeiro brasileiro. Isso deu muita repercussão para meu trabalho fora do país. Depois trabalhei com a Reef da Califórnia, marca que gosto muito, e em seguida fui convidado a assinar uma coleção de Cruisers com a marca Globe também da Califórnia. Ainda fiz uma coleção com as Havaianas que foi vendida no mundo inteiro. Atualmente estou trabalhando em uma nova identidade para a Mormaii.
Defina o verão em uma frase?
Verão é alegria!

Populares