tendência

Beleza pura: um guia de cosméticos veganos e orgânicos

Por Fabiana Corrêa -

Parabenos, lauril sulfato, formaldeído, tolueno, derivados de petróleo, sais de alumínio, PABA. A gente se recusaria a comer essas coisas, mas passa na pele todos os dias – e acaba colocando tudo isso para dentro do corpo do mesmo jeito. Por isso, a onda de cosméticos naturais que está chegando ao Brasil é super bem-vinda. Junto com marcas gringas, como a Alva, fabricantes brasileiros estão criando produtos para que a gente cuide da pele e dos cabelos sem prejudicar a saúde.

O EWG, entidade que avalia os danos à saúde de milhares de produtos (aqui você pode ver as notas que eles dão aos cosméticos), mostrou que as mulheres usam 168 tipos diferentes de químicos na pele todos os dias. Alguns deles são cancerígenos, tóxicos ou afetam a produção de hormônios.

Natural nem sempre é orgânico

Nem tudo o que tem uma pegada mais consciente é livre desses químicos ou é orgânico. Para um cosmético receber essa classificação, ele tem que ter 95% natural – com ao menos 10% desses ingredientes sem agrotóxicos. Além de não ter nada proibido pelas regras, como silicone ou derivados de petróleo. Procure no rótulo o selo das certificadoras, como Ecocert e IBD, para ter certeza do que está comprando.

Há ainda uma série de marcas que não são exatamente naturais, mas têm uma produção mais saudável, que evitam os piores químicos. As alternativas para veganos também estão se multiplicando. São cremes e shampoos que não usam cera de abelhas ou leite, por exemplo – o que não quer dizer são feitos só com ingredientes inofensivos. De novo, confira o que está escrito nas letras pequenas.

Aqui, uma lista que a gente preparou para você deixar seu nécessaire mais saudável.

Foto: Divulgação

Simple Organic
A publicitária Patricia Lima resolveu repensar a vida depois que virou mãe da Maya. E assim nasceu a Simple Organic. Ela faz produtos naturais e orgânicos, não testados em animais, sem parabenos e produtos geneticamente modificados. Tem uma linha de maquiagem completa e uma manteiga de cupuaçu deliciosa para passar nas mãos. Experimente o hidratante de abacate também.
simpleorganic.com.br


Foto: Divulgação

Souvie
O bacana do site da Souvie é que, embaixo de cada produto, há uma explicação sobre todos os ingredientes. Tem cremes, séruns e sabonetes para rosto e corpo, além de produtos para gestantes e bebês – orgânicos certificados e alguns veganos. Os ingredientes vêm de uma fazenda própria de produção sem agrotóxicos. E os cosméticos tem o selo eureciclo, que marca empresas comprometidas com a reutilização do que produzem.
souvie.com.br


Foto: Divulgação/Instagram

Baims
Uma das mais conhecidas entre as marcas orgânicas, a Baims tem uma linha de maquiagem vegana. Quando o produto acaba, você mantém a embalagem de bambu, que é bem bonita, e compra apenas o refil dos pós, blushes e iluminadores – um jeito de gerar menos lixo. Dá para encontrar em algumas casas de produtos naturais e farmácias. Ou comprar pelo site da marca.
baims.com.br


Foto: Divulgação

Live Aloe
Essa marca faz produtos com aloe vera, planta rica em vitaminas e sais minerais, com poder de regenerar as células. Lembra quando sua avó passava babosa no cabelo? É isso, só que forma de enxaguante bucal, cremes e desodorantes. Aliás, antitranspirantes comuns contêm alumínio, suspeito de causar doenças sérias. É uma boa trocar por uma versão natural. Experimente ainda o sabonete de Aloe com Jabuticaba, um gel de limpeza que pode ser usado no rosto, corpo e cabelos.
livealoe.com.br


Foto: Divulgação/Instagram

Almanati
Tem uma linha bacana de produtos masculinos com tônico capilar, creme e pós-barba – além de hidratantes, leites de limpeza e protetor labial para todo mundo. Todos os produtos Almanati são orgânicos e biodinâmicos (vão além, cuidam da relação da agricultura com os astros e tratam a terra com compostos homeopáticos) certificados. No site, há indicação da porcentagem de ingredientes sem agrotóxicos em cada fórmula. O sérum facial tem 87,5%. Muita natureza envolvida.
almanati.com.br


Foto: Divulgação/Instagram

BeeBalm
Bálsamos para a pele e para os lábios. É isso o que a Bee Balm faz, com base em cera de abelhas, mel, própolis, óleo de coco, manteiga de karité e azeite de oliva, orgânicos e sem parabenos. Tudo em latinhas fofas pra levar na bolsa.
beebalm.com.br


Foto: Divulgação/Instagram

Cativa Natureza
Vegana, orgânica e com ingredientes brasileiros, a Cativa Natureza tem maquiagem, creme dental, shampoo, desodorante e um gel que os garotos vão adorar: dá um jeito nos fios e acalma a pele depois da barba – bem prático. Faz ainda óleos com propriedades calmantes ou estimulantes para você pingar no corpo e fazer um spa em casa. Delícia.
cativanatureza.com.br


Foto: Divulgação/Instagram

Face It
Sabe aquele batom lindo que você usa todo dia? Então, pode estar cheio de chumbo, que se acumula no organismo e afeta o cérebro, rins e outros órgãos. Os batons da Face it são livres de chumbo e derivados de petróleo, além de serem produzidos com ingredientes naturais e veganos. São oito cores de longa duração. 
faceitnatural.com


Foto: Divulgação/Instagram

Surya
O tolueno usado nas fórmulas dos esmaltes comuns é um tóxico do sistema nervoso. Esses, da Surya, são livres do tal tolueno, de parabenos e derivados de petróleo, além de serem veganos. E a marca tem uma linha para os meninos, com esfoliante e sabonete líquido, feita com plantas nativas da Amazônia. Boa parte dos produtos é orgânica.
suryabrasil.com


Foto: Divulgação/Instagram

Elemento Mineral
Essa marca usa rochas e água mineral para fazer águas florais hidratantes, sabonetes e cremes para corpo e rosto. Tudo sem parabenos, sulfatos, corantes, silicones, triclosan (produto para matar bactérias que está na pasta de dente, por exemplo), que recentemente foi proibido nos sabonetes americanos. E sem ingredientes de origem animal.
elementomineral.com


Foto: Divulgação

Shock
O filtro solar da Shock não usa nada de origem animal em sua composição e nem oxibenzona, comum nos protetores, que prejudica corais, animais do mar e, por penetrar profudamente na pele, suspeita-se que faça mal para nossa saúde também. Para proteger do sol, faz uma barreira física, por isso dispensa filtros químicos que causam alergias e outros problemas. E é colorido.
valeushock.com.br


Foto: Divulgação

Up2you
A Up2you faz produtos para os cabelos, de shampoo a leave in, que chama de "livres": de derivados de petróleo, sal, parabenos e óleos minerais – que podem ressecar os fios. Ah, também não usa ingredientes de origem animal. Ok para os veganos, portanto.
up2youcosmetics.com

Foto de abertura: Simple Organic/Divulgação