Música

Conheça o DJ brasileiro que fez Beyoncé rebolar com Daniela Mercury

Por - 12/04/2017

Raphael Bertazi é um publicitário e DJ natural de Pirassununga, no interior de São Paulo, que está levando as mashups a um novo nível de excelência.

Há cinco anos ele se deu conta que poderia criar a sua própria banda apenas usando softwares de edição de áudio. Desde então dedica-se arduamente às misturas musicais pra lá de improváveis e provocadoras, como o encontro, por exemplo, entre Tim Maia & Talking Heads, Beastie Boys & Jorge Ben, Ramones & Roberto Carlos, Bowie & Gaby Amarantos…

Beyoncé & Daniel Mercury

O processo criativo de Bertazi,  que já passou pela MTV e atualmente compõe jingles publicitários, não tem muita regra. “Eu penso em um conceito e depois vou atrás de faixas que ‘encaixem’ uma na outra. Mas o importante é fazer elas soarem como uma música nova, que traga sentido diferente da que estávamos acostumados a ouvir”, explica.

E foi assim que no último mês lançou  em seu perfil no SoundCloud um minicompilação de quatro faixas intitulada Axé Bahindie, deixando indies ortodoxos enlouquecidos, tamanha ousadia de entrelaçar a irresistível malemolência do É O Tchan, que dá o comando para Franz Ferdinand “mexer, ordinária” na faixa “Me Bota pra Fora”.

Queen Bey também caiu na baianidade clássica da Rainha Mercury na fantástica e altamente rebolativa “O Boy Mais Belo dos Belos”, com direito a participação especial de Sean Paul e seu reggaeton abusado.

A gente também não consegue parar de ouvir a sensualíssima “Robozinho Empinadinho”, que fez os franceses do Daft Punk cantarem junto com Cia. do Pagode, a banda que marcou a história da música tosca brasileira nos anos 1990.

Depois do sucesso da participação de Ivete Sangalo com os irmãos Gallagher na faixa “Wonderwó”, a musa baiana entrou em Axé Bahindie mandando os punks do The Clash ‘chuparem toda’ na faixa “Just Like Eva”.

As artes das capinhas de cada música, também criadas por ele e que mescla, com esmero ‘photosopístico’ o universo de ambos os artistas, é genial.

E a lista é longa. Tem Public Enemy ‘invadindo’ a bancada do Jornal Nacional com “Bring the News”; “Alegria Alegria”, de Caetano, em verão 8-bits com participação de ninguém menos que Mario Bros.; “Ando Desligado”, do Mutantes, com “Feel Good Inc”, do Gorillaz, e muito mais.

Ouça aqui a playlist completa!

Populares