comer & beber

Brunch e eggs benedict têm tudo a ver. Aprenda a fazer

em parceria com

Por Fernanda Nascimento -

Não há prato que represente melhor um brunch nova-iorquino do que eggs Benedict (ou Benny, para os íntimos): ovos pochés dispostos sobre muffin inglês aberto e tostado, com fatias de bacon (ou lombo canadense) e molho holandês. Dominar essa receita vai levar seu brunch caseiro a outro nível. Mas tanto o ovo poché quanto o molho holandês, de ovo e manteiga, exigem precisão no preparo. “São bem técnicos”, diz a chef Elisa Hill, do Camden House.

O gastropub tem eggs Benedict entre os carros-chefes do menu e, para o Brunch Weekend Brunch Weekend, propõe um BBQ Pulled Pork Benedict com molho holandês de ervas (panceta suína desfiada puxada no molho barbecue, mais ovo poché e molho holandês, sobre fatia grossa de pão da casa). É de Elisa a receita abaixo. O muffin inglês, difícil de encontrar no Brasil, você pode trocar por um bom pão de forma artesanal, um brioche ou um pão do tipo sourdough. Também vale investir em um bacon artesanal. E chamar um parceiro para a cozinha, principalmente na hora de fazer o molho. Para acompanhar, o The Gaarden Drink, combinação de suco de laranja e cerveja Hoegaarden.

Rendimento

4 pessoas

Ingredientes

150 ml de vinagre branco barato (a função é só coagular as claras)
8 ovos
Bacon artesanal
Muffins ingleses ou outro pão (sourdough, brioche, pão de forma artesanal...)

Para o molho holandês
300 gramas de manteiga
3 gemas
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
1 colher (sopa) de vinho branco
Sal
Páprica doce
Limão

Modo de preparo

Ovos
Abra os ovos em ramequins individuais. Esquente cerca de 4 litros de água numa panela. Quando estiver quase fervendo, despeje o vinagre. Com uma colher, gire a água, fazendo um redemoinho. Despeje um ovo lentamente, e deixe que ele gire e a clara coagule. Espere entre 5 e 10 segundos e despeje outro ovo. Coloque no máximo 4 ovos de uma vez. Deixe que cozinhem por 2 a 2,5 minutos. Tire-os com uma escumadeira e despeje-os em uma tigela de água com gelo.

Molho
Clarifique a manteiga: derreta-a em fogo alto, com cuidado para não queimar, depois deixe solidificar na geladeira; descarte a parte branca do bloco sólido. Na hora de usar, derreta esse bloco na panela, deixando a manteiga morna. Coloque as gemas, o vinagre e o vinho em um bowl em banho-maria. Com um fouet (batedor manual), bata a mistura com vigor. Sempre batendo, acrescente uma colher de água morna e, se preciso, outras, uma a uma, para deixar a mistura menos espessa (mas cuidado para não exagerar e deixar aguada). A ideia é fazer uma gemada lisa. Aqui vale pedir a ajuda de alguém (se é que você não pediu na hora de bater a gemada). Tire o molho do fogo e, ainda batendo, peça que o ajudante vá despejando devagar um fio fininho da manteiga morna. Bata até incorporar tudo e tempere com sal, páprica doce e algumas gotas de suco de limão.

Montagem

Esquente o pão – se for o muffin inglês, abra e esquente numa chapa ou numa frigideira. Frite o bacon. Esquente o ovo poché em água quente (mas não no fogo) por 1 ou 2 minutos. Coloque o ovo e o bacon sobre o muffin aberto. Despeje o molho por cima.

brunch-weekend-camden-house-eggs-benedict

BEBA COM MODERAÇÃO

Leia todos os posts do Brunch Weekend aqui