diversão & arte

Eureka! Seis invenções que você talvez desconheça que são dos suecos e que fazem parte do seu dia a dia

Por Claudia Nascimento -

Em 1895, o inventor da dinamite, o sueco Alfred Nobel, testamentou um último desejo: que a maior parte de sua fortuna fosse doada a inventores nas áreas de química, física, literatura, medicina e aos que lutassem em prol da paz mundial. Nascia ali o Prêmio Nobel. A premiação, no formato como é conhecida hoje, teve início em 1901.

Os premiados costumam ir a Estocolmo e são convidados a participar de uma tradicional cerimônia e jantar em que recebem o Nobel das mãos do rei da Suécia, Carl XVI Gustaf. O Nobel da Paz é a única premiação entregue em Oslo, na Noruega.

A lista mundial de ganhadores do Prêmio Nobel, de 1901 até 2014, possui atualmente 567 nomes.

As invenções suecas dos tempos antigos até a época atual são incontáveis. Esse país escandinavo, com seus quase 10 milhões de habitantes, vem contribuindo de maneira significativa e revolucionária para o dia a dia das pessoas.. Nem todas as invenções são dignas de um Nobel, mas, definitivamente, são conhecidas por influenciar e criar soluções para o cotidiano de muita gente.

Se fizermos um quiz para saber o que foi criado, quando e onde, tenha certeza de que a Suécia vai surpreender com suas invenções, seus inventores e sobre como o conhecido pioneirismo sueco mudou para sempre a vida das pessoas.

invencoes_volvoFotos: reprodução

Cinto de segurança de três pontos
Lá se vão mais de 50 anos salvando vidas. O engenheiro sueco Nils Bohlin, da Volvo, criou em 1959 o cinto de segurança de três pontos. A Volvo lançou a patente e hoje o modelo está presente em TODOS os carros produzidos no planeta. Em 1962, a Volvo ganhou o primeiro prêmio no quesito segurança. Desde então, a marca é sinônimo de carros seguros. Em 1969, virou obrigatoriedade usar cinto de segurança na Suécia. Em 1975, lei. E, em 1986, a lei obriga o uso do cinto também nos bancos traseiros. Até 2020, a Volvo se comprometeu a acabar com qualquer morte por acidente em seus automóveis.


invencoes_skype

Skype
Está aí uma invenção sueca que definitivamente diminuiu fronteiras e aproximou distâncias. Criado em 2003, hoje a empresa de comunicação Skype faz parte da gigante Microsoft. Possui um sistema de vídeo-chamadas gratuitas, chats, ligações para telefones fixos.


invencoes_overview1

Spotify
Quem tem Spotify instalado no computador, celular ou tablet, sabe que é um vício. Impossível ficar sem esse serviço que reúne músicas, cantores e álbuns que a gente precisa, querdao lado e não vive sem. Os suecos Daniel Ek e Martin Lorentzon sabiam que revolucionariam o mercado da música criando essa oitava maravilha do mundo que, atualmente possui mais 75 milhões de usuários..


invencoes_ziper

Zíper
Quem criou o zíper? Um sueco. Fechando calças, saias, vestidos e outras coisas, essa invenção, de 1906, é de Gideon Sundback. Mais de um século depois, em 2012, ele foi homenageado pelo Google com a dedicatória costumeira em sua front page.


invencoes_Tetra

Tetra Pak
Mais cotidiana do que essa invenção, impossível. Embalagens de leite, de molho de tomate, de sucos e outros produtos usamesse tipo de embalagem que virou marca e criou a empresa Tetra Pak. A história da Tetra Pak começou nos anos 1940, na empresa de embalagens kerlind & Rausing. O pensamento inicial era inventar uma embalagem de leite descartável e que não vazasse. Em 1944, o assistente de laboratório Erik Wallenberg criou o que hoje conhecemos como embalagem tetra. Em 1950, kerlind & Rausing mudou de nome e passou a se chamar Tetra Pak, líder mundial das embalagens tetraédricas e presente em 170 países. Atualmente, mais de 70% das embalagens da empresa são feitas de materiais renováveis.


invencoes_rim

Rim artificial
Em 1946, o médico sueco Nils Alwall criou o rim artificial, revolucionando o tratamento de pacientes com insuficiência renal. Em 1960, abriu a empresa Gambro, hoje líder mundial no ramo de aparelhos hospitalares. O rim artificial foi testado pela primeira vez na cidade sueca de Lund, em 1946. Mas, já debilitado por conta de uma uremia e de uma infecção pulmonar, o paciente não resistiu ao tratamento. Mais tarde, o médico desenvolveu ainda um filtro descartável necessário durante os tratamentos de diálise e o rim começou a ser testado em maior escala.

*Serviço
Se o seu interesse por invenções, suecas ou não, precisa ser alimentado, não esqueça de visitar o Tekniska Museet, em Estocolmo. O museu promete informação divertida e interessante sobre como o mundo funciona.
tekniskamuseet.se

bannersponsoredvolvo