cenoura & bronze

4 maneiras divertidas de se exercitar na praia

Por Rafael Andery -

Curtir um dia de sombra e água fresca na praia pode ser bom, mas intercalar os momentos de preguiça com exercícios para manter a forma nesse verão faz bem para o corpo e para a alma. Por isso, selecionamos 4 maneiras divertidas de se movimentar, desde esportes leves que podem ser praticados em família até exercícios mais exigentes para quem gosta de suar a camisa. Tudo isso, é claro, sem sair da praia. A preguiça de ir à academia já não é mais desculpa para ficar parado.

esporte-praia-stand-up-paddle

01
Stand up paddle

O stand up paddle é uma versão light do surfe. Nele, fica-se em pé em cima de uma prancha grande e um remo é usado para se movimentar pela água. Quem assiste alguém se aventurando nas águas tranquilas do mar pensa que é fácil, mas, ao exigir trabalho constante para se manter o equilíbrio, o esporte acaba trabalhando quase todos os músculos do corpo. Como o stand up paddle virou moda nos últimos anos, é fácil encontrar o equipamento para alugar nas areias do litoral brasileiro.


esporte-praia-peteca

02
Peteca

Queimar até 350 calorias por hora é a desculpa perfeita para passar o dia jogando peteca na praia sem medo de parecer imaturo. Antes restrita ao universo infantil, a base arredondada com um penacho em cima deixou de ser brincadeira para se tornar um esporte. Desde 1987 são realizados campeonatos regionais e até uma competição brasileira anual. Considerada uma excelente atividade aeróbica, jogar peteca trabalha principalmente os membros superiores e o torso, além de ser muito divertido.

meulugaraosol


esporte-praia-corrida-na-a-gua

03
Corrida na água

Correr na areia é prática corriqueira nas praias brasileiras, mas se você procura um desafio de verdade é bom não ter medo de se molhar. A personal trainer Talita Natani, da academia Ecofit, de São Paulo, recomenda a corrida com a água do mar na altura dos tornozelos. “É um exercício puxado, então é bom não exagerar. Corra por um minuto e descanse por 30 segundos. Repita a série 5 vezes”, diz.


esporte-praia-exerci-cios-funcionais

04
Funcional na areia

Em alta nas academias, os exercícios funcionais prometem emagrecimento rápido e uma expressiva queima de calorias. A ideia é usar os movimentos e o peso do próprio corpo para ganhar condicionamento e força física. O melhor de tudo: é possível fazer tudo isso de graça e na praia. “A areia fofa limita os movimentos, então o exercício fica mais exigente. Uma dica é o skipping seguido de burpee, ou seja, faça uma corrida parada, levantando os joelhos até a altura do quadril 10 vezes e depois um agachamento levando o peito até o chão e se levantando novamente”, recomenda a personal Talita Natani. O movimento deve ser repetido 4 vezes em até 3 séries.