viagem

Família eh! Família ah! Allsång på Skansen, o evento do vovô, da titia e do filhinho no verão sueco

Por Claudia Nascimento -

O Allsång på Skansen é um desses eventos que são sinônimos de Suécia no verão desde 1979. Mas a tradição de cantar allsång (todos cantam, em bom português) é bem mais antiga. O objetivo é entoar músicas suecas conhecidas, em uníssono.

Música é motivo de orgulho nessa terra. E a tradição do allsång, de tão séria, ganhou um programa de televisão chamado Allsång på Skansen (Todas as canções no Skansen). Ele vai ao ar pelo canal estatal SVT, ao vivo, do Parque Skansen, em Estocolmo, nas terças de verão, entre junho e agosto. Já teve vários apresentadores. Há dois anos quem comanda é a linda cantora sueca Petra Marklund.

allsung petraJanne Danielsson/SVT

Os artistas se apresentam e, entre uma pausa e outra, Petra pede para que escolham uma música da brochura de canções, exclusivamente preparada para o programa. O público que vai para fazer como manda o figurino compra a brochura na entrada do parque e canta junto. Para quem assiste pela TV, o texto da canção aparece na tela.

As primeiras fileiras da plateia mostram, a cada terça-feira, a popularidade desse símbolo do verão sueco. Artistas, políticos e outras personalidades estão sempre lá, com suas brochuras em punho, e cantarolando a chegada do sol.

Se você estiver de passagem por Estocolmo numa noite linda de verão, já tem compromisso marcado com um programa que é a cara da estação. Vá pelo clima festeiro que o verão escandinavo tem de bom e a explosão que o define.

Você paga a entrada para entrar no Parque Skansen e o ingresso do evento já está incluso na visita. Além de curtir tudo o que o parque oferece, de quebra, terá uma vista magnífica da capital da Suécia do alto. Olhe para todos os lados e inspire a beleza contagiante da cidade. Esse é um programa para todas as idades.

Os gramados e arquibancadas perto do Soliden, cena de onde o programa é exibido, ficam lotados. É, literalmente, um mar de gente. Se a intenção é ver de perto nomes suecos e internacionais, chegue cedo, escolha um lugar que lhe agrade e encha os olhos e a alma de cultura sueca.

Aqui, fica também a dica da imbatível companheira dos verões suecos que amamos: a cesta de picnic.

bannersponsoredvolvo