Inspiração

Três nomes que estão resignificando a fotografia de viagem pelo mundo

Por - 17/04/2017

A fascinação narcísica tem feito com que as redes sociais fiquem cada vez mais chatas, mas é inegável que as selfies tenham impactado o mundo contemporâneo, seja pela imbatível egotrip de Kim Kardashian, seja pela invenção de efêmeros novos produtos com o único objetivo de fotografar a si mesmo.

No entanto, o resultado da equação que soma este momento mundial de auto-protagonismo aos inúmeros perfis de Instagram dedicados a viagens é um refresco na forma de registrar as experiências em jornadas pelo mundo: os fotógrafos, que antes se colocavam como observadores invisíveis a seus entornos, agora também são personagens de suas ‘wanderlusts’ – em bom português, o desejo incontrolável de explorar o mundo.

Finisterre Spring ‘16 – Cornwall, December 2015 © James Bowden

A revista Huck, especializada em fotografia, listou três dos principais novos talentos que dão um toque autoral e autêntico para os registros de suas jornadas pelo mundo. Segue eles.

James Bowden
O inglês, cuja registro também abre este post, registra suas surf trips com amigos para destinos delirantes e improváveis, como Vestfirðir, na Islândia, ou uma expedição feita boa parte a pé pelo oeste selvagem da Tasmânia. Ou, ainda, “The Bourgeois Bicycle Caravan”, que saiu da Inglaterra e percorreu a costa francesa de trem, navio e bike, até o sul do país, na cidade de Baiona.
jamesbowden.net
jamesbowden.tumblr.com

Adrian Morris
Também conhecido como Mowgli, Adrian é um artista múltiplo, que trabalha com design, ilustração e pintura, mas a fotografia documental de viagens e lifestyle é sua grande paixão. Em um de seus trabalhos para a Boat Mag, Mowgli registrou a cena do skate em Havana. Outra aventura que merece destaque é uma viagem para Akhzivland, uma micronação de dois habitantes numa praia da costa norte de Israel, fundada em 1971.
thisismowgli.com
adrianmowgli.tumblr.com


Alana Paterson
O lado mais selvagem de British Columbia, no Canadá, junto com uma temporada de verão trabalhando numa fazenda de alimentos orgânicos, onde Alana aproveitou para registrar seu dia a dia, fizeram com que ela desenvolvesse um trabalho que instiga a curiosidade. Todo este talento fez com que em 2016 ela ganhasse o prêmio Flash Forward para novos artistas.
alanapaterson.com
alanapaterson.tumblr.com

Populares