Air France + The Summer Hunter

Frutos do mar: comendo bem e ajudando a salvar o planeta

Por Rafael Bittencourt -

Veganismo, gluten-free, orgânicos, non-GMO e superfood são algumas das palavras ou termos repetidos exaustivamente por uma turma que acredita que as escolhas de consumo podem e devem fazer bem para o planeta também.

Fundador da feira carioca de orgânicos Junta Local, O Thiago Nasser é uma das pessoas frente de iniciativas que estimulam o consumo consciente de alimentos. Ele chama atenção para um assunto ainda pouco explorado no Brasil: “Os cardumes do mundo inteiro estão sob ameaça por conta da pesca indiscriminada de peixes, principalmente o salmão e o atum”, conta.

A solução, segundo Thiago, é dar preferência para peixes não predadores, caso da sardinha, e frutos do mar menos comuns nos combinados servidos em restaurantes japoneses. Afinal, descobrir novos sabores e explorar as múltiplas possibilidades dos alimentos também fazem parte do comportamento sustentável.

A chef Roberta Ciasca, proprietária de três importantes restaurantes no Rio – o Miam Miam, Oui Oui e o Petit, este último especializado em –sanduíches , já abraçou essa causa e dá a dica para quem quer aliar sustentabilidade a novidades gastronômicas nesse verão: “Sanduichinhos com camarões, ostras, lulas e minipolvos, acompanhados de maionese thai e frutas, dão o tom do cardápio!”

Outro ótimo local para redescobrir os sabores de peixes pequenos e de frutos do mar é a clássica Adega Pérola, um bar de tapas espanholas com um toque português, Prove a salada Pérola do Mar, que traz polvo, camarão, vieiras e mexilhão.

O bar de tapas espanhol Venga! também traz boas opções nessa linha do mar, como o Chiringuito, um carpaccio de polvo com alcaparras e o famoso pulpo a la gallega, feito com polvo e batatas temperado com páprica.

Mas quem quer se aventurar na extraordinária culinária de rua carioca, o Centro da cidade é o local certo, mais especificamente na rua Miguel Couto, também conhecida como Beco das Sardinhas, onde os botecos são famosos por suas fartas – e baratíssimas – porções do peixe, que por lá recebe o carinhoso apelido de “Frango Marítimo”. Não deixe de experimentar também as pescadinhas empanadas no fubá, igualmente saborosas.

Junta Local
facebook.com/ajuntalocal

**Venga!
Copacabana: Av. Atlântica, 3880
Ipanema: Rua Garcia D’Ávila, 147
Leblon: Rua Dias Ferreira 113-B
Jardim Botânico: Rua Visconde de Carandaí, 5
**venga.com.br

Adega Pérola
Rua Siqueira Campos, 138, Copacabana

Miam Miam
Rua General Góis Monteiro, 34, Botafogo
facebook.com/restaurantemiammiam

Oui Oui
Rua Conde de Irajá, 85, Botafogo
facebook.com/www.restauranteouioui.com.br

Petit
Rua Anita Garibaldi, 83C, Copacabana
facebook.com/PetitCopa

Beco das Sardinhas
Rua Miguel Couto, Centro


*Este post faz parte do especial do The Summer Hunter sobre o verão no Rio de Janeiro patrocinado pela Air France.