viagem

Uma lista com as 10 ilhas dos sonhos

Por Ricardo Moreno -

Desde 1988, a revista Condé Nast Traveler estimula seus leitores a escolher as melhores cidades, ilhas, hotéis, resorts e cruzeiros marítimos do mundo. Trata-se do Readers’ Choice Award, um dos prêmios mais respeitados no mercado de turismo. Na edição deste ano, cuja lista foi divulgada recentemente, 76.659 pessoas votaram nos seus destinos preferidos.

Confira, a seguir, as 10 ilhas (num total de 30) mais votadas.

A lista completa você encontra no site oficial da premiação.

1

1. Palawan, Filipinas

Uma das 7,107 ilhas das Filipinas, a Palawan tem um motivo a mais para estar no topo do ranking: ela abriga uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, o Parque Nacional do rio subterrâneo de Puerto Princesa
Como chegar: os voos saem de Manila e têm duração de 1 hora e 15 minutos. Há também a alternativa de fazer a travessia a bordo de um ferry boat. (foto © Roland Nagy / Alamy)


2

2. Kiawah Island, Carolina do Sul, EUA

Apesar da curta distância a partir do centro de Charleston, essa ilhota na costa do Atlântico faz você se sentir em outro mundo seja qual for o plano: uma partida de golf ou um dia esticado na praia.
Como chegar: são apenas 55km de carro (há um ponte que liga a ilha ao continente) desde o Aeroporto Internacional de Charleston. (foto divulgação)


3

3. Maui, Havaí

A segunda maior ilha do Havaí possui terreno acidentado, praias vulcânicas e o grandioso Mt. Haleakala, com 3.055 metros. Maui é o destino perfeitopara mergulhadores, praticantes de hiking e também apreciadores da boa mesa, pois há uma infinidade de ótimos restaurantes na ilha.
Como chegar: várias companhias áreas oferecem voos diretos a Maui a partir da Costa Oeste dos Estados Unidos. Partindo de Honolulu o voo demora meia hora. (foto Ingmar Wesemann)


4

4. Kauai, Havaí

Havaí também no 4º lugar. E se no topo do Monte Wai’ale’ale a chuva cai praticamente os 365 dias do anos, no restante da ilha o clima está longe de ser ruim. Das florestas tropicais aos massivos cânions e praias secretas, Kauai é palco de uma biodiversidade de tirar o fôlego.
Como chegar: algumas companhias aéreas fazem voos sem escalas da Costa Oeste até Kauai. Se você estiver em Honolulu, a viagem por uma empresa local dura cerca de 30 minutos. (foto © Kevin Ebi / Alamy)


5

5. Arquipélago de Bazaruto, Moçambique

Essa cadeia de cinco ilhas no Oceano Índico virou parque nacional em 2002, garantia que seu quase intocado santuário natural continuará sendo preservado.
Como chegar: apanhe um avião em Joanesburgo rumo ao aeroporto de Vilanculos, em Moçambique. A partir de lá, vários hotéissoferecem traslados de avião, helicóptero ou barco. (foto divulgação)


42-17901250

6. Grande Barreira de Corais & Ilhas Whitsunday, Austrália

A famosa Grande Barreira de Corais é composta de mais de 3,000 sistemas individuais de recifes e mais de uma centena de ilhas – uma estrutura viva tão grande que é visível até do espaço. Já as 74 ilhas que foram Whitsunday oferecem algumas das melhores experências do mundo para quem gosta de snorkeling e navegação.
Como chegar: voos duram 1 hora e meia de Brisbane até a costa Whitsunday/ (foto Corbis/Guido Cozzi)


7

7. Santorini & Ciclades, Grécia

Nenhum outro arquipélago é tão envolto em mitos como esse no Mar Egeu. Santorini, na extremidade meridional de Ciclades, é uma ilha de formação vulcânica, repleta de falésias, ruínas e cidades pitorescas.
Como chegar: Londres e Atenas têm voos diretos rumo a Santorini. Mas se você prefere andar pela rota cênica e viver toda a experiência de Ciclades apanhe um ferry em Atenas – a travessia dura de 5 a 8 horas. (foto Chris Hepburn)


8

8. St. John, Ilhas Virgens, EUA

Essa pequena ilha no mar do Caribe tem a sorte de ainda não ter sido invadida pelo progresso graças ao fato de que dois terços de suas terras são parque nacional. É o destino ideal para praticantes de caminhadas em trilhas e mergulhadores atrás de famílias de corais.
Como chegar: Não há aeroportos na ilha. A melhor maneira de se chegar até aqui é de barco. Ferries partem de dois pontos em St. Thomas: Red Hook e Charlotte Amalie. A travessia até Cruz Bay, em St John, dura entre 20 e 45 minutos. (foto Macduff Everton)


9

9. Kangaroo Island, Austrália

Embora a terceira maior ilha da Austrália esteja a apenas 16 km de distância de Adelaide, sua vida bucólica ainda se mantém praticamente intacta. Kangaroo é o lar de uma enorme variedade de vida selvagem: coalas, leões-marinhos, porcos-espinhos, ornitorrincos e, claro, cangurus. Hotéis como o Southern Ocean Lodge oferecem conforto totalmente integrado com a natureza.
Como chegar: companhias aéreas regionais voam entre Adelaide e a ilha (30 minutos). Você também pode pegar um ferry em Cape Jervis rumo à ilha de Pennseshaw.


010

10. Big Island, Havaí

A paisagem incrivelmente rica dessa que é a maior ilha do Havaí é surpreendente – de picos cobertos de neve a um dos vulcões mais ativos do mundo (Kilauea); de enseadas tropicais a plácidas vilas de pescadores.
Como chegar: há voos regulares fazendo o trajeto Honolulu e as duas maiores cidades da ilha: Hilo e Kona. (foto Diane Cook and Len Jenshel)