diversão & arte

Guia pra curtir Brasília ao ar livre e sem gastar muito: 19 a 25/4

em parceria com

Por Fernanda Nascimento -

A melhor parte do aniversário é a comemoração – e parece que Brasília sabe bem disso. A capital completa 58 anos nesse sábado e preparou uma programação do jeito que a gente gosta: ao ar livre, de graça e com muita música. Hamilton de Holanda, Hermeto Pascoal, Preta Gil, Mano Brown e mais duas dezenas de artistas se apresentam nos três palcos que serão montados na FUNARTE e na Esplanada dos Ministérios. Essa vibe democrática também toma conta do Canteiro Central, que continua recebendo os rolês mais legais da cidade. O coletivo SUJO, parte dessa turma que tem assumido o protagonismo cultural da cena brasiliense, faz uma festa aberta e gratuita no Setor Comercial Sul. Não desanima que tem mais. E a gente conta tudo no nosso guia semanal que preparamos ao lado da Aperol Spritz.

SHOWS

Hermeto Paschoal
Foto: Romina Espina A.

Festival República Blues na FUNARTE

Jazz, blues e rock vão tomar conta do aniversário da capital. De graça e ao ar livre, tem coisa melhor? Dois palcos serão montados na área externa da FUNARTE para receber 23 atrações entre sexta (20) e sábado (21). Entre os destaques da programação estão o bandolinista Hamilton de Holanda, que se apresenta na sexta acompanhado do baiano Armandinho Macedo, e o multi-instrumentista Hermeto Pascoal, que faz som no acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, escaleta, violão ou em qualquer outro objeto que cair em suas mãos. Também confirmaram presença o congolense Yannick Delass e o compositor norte-americano Omar Coleman. A programação completa você pode consultar aqui.
Data: Sexta (20/04) e sábado (21/04) | Hora: a partir das 18h | Preço: Grátis | Endereço: FUNARTE Brasília. Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Lt 2.


Foto: Carol Vidal

Aniversário de Brasília na Esplanada dos Ministérios

O clima de festa também chega à Esplanada dos Ministérios no fim de semana, onde será montado um palco para receber shows abertos e gratuitos. A grande atração por lá é o rapper Mano Brown, que fecha a programação no domingo. O líder do Racionais MC’s canta as músicas românticas e com pegada soul de seu primeiro disco-solo, o Boogie Naipe, lançado em 2016. Também se apresentam os rappers GOG e X Câmbio Negro. Já no sábado (21), é a vez da cantora Preta Gil e Xand Avião, expoente do forró eletrônico nordestino.
Data: Sábado (21/04) e domingo (22/04) | Hora: a partir das 17h | Preço: Grátis | Endereço: Esplanada dos Ministérios.


Foto: Reprodução

Samba Urgente na Rua

Eles só querem ajudar na bagunça. É assim que se apresentam os integrantes dessa roda de samba que ocupa a cidade com música boa, de graça e sem hora para acabar. Todo mês eles organizam um som num clima meio informal, como se fosse no quintal de casa. Essa semana o Samba Urgente se reúne em frente ao Canteiro Central, na pista que corta o Setor Comercial Sul. Jorge Aragão, Paulinho da Viola, Cartola e Elza Soares estão no repertório dessa bagunça boa, que começa (pontualmente, eles garantem) às 23h59. É só chegar.
Data: Sexta (20/04) | Hora: 23h59 | Preço: Grátis | Endereço: Em frente ao canteiro Central, SCS, Quadra 3, Bloco A, lote 210.


FESTAS

Foto: Reprodução

Festa sem Motivo no Quintal f/508

Terça é dia de festa? É sim. E esse pessoal não tem um motivo especial para celebrar. Só querem provar que todo dia é dia. O Espaço f/508 é um ponto de encontro entre fotógrafos e artistas e há mais de uma década realiza projetos, oficinas e exposições. Há quatro anos eles montaram por lá um quintal que faz as vezes de café, espaço para happy hour, shows e bate-papos. É ali que vai rolar essa festa aberta na próxima terça (24). O DJ da noite vai ser Guilherme Piletti, gestor da unidade de Brasília da escola criativa Perestroika.
Data: Terça (24/04) | Hora: 19h30 | Preço: Grátis | Endereço: Espaço f/508 de Fotografia. Rua SCLN, 413 sl 113.


SUB[IN]MUNDO

Um dos coletivos que assumem o protagonismo cultural da cena brasiliense, o SUJO organiza nesse sábado (21) a segunda edição da festa SUB[IN]MUNDO. Entre os DJs que vão comandar os pick-ups durante a noite estão alguns dos integrantes do projeto. É o caso de Ana Ramos, a ANRMS, com seus beats de techno, acid e electro. Também vai dar para ouvir a música de Fernanda Cajú, a CXXJU, que misturas sons ritualísticos recheados de percussão, passeando entre house music e techno. A entrada é livre e quem quiser pode deixar uma contribuição para o coletivo na saída.
Data: Sábado (21/04) | Hora: 23h | Preço: Grátis (contribuição voluntária)| Endereço: Setor Comercial Sul SCS, Quadra 4.


Foto: Reprodução

Pressão no Canteiro Central

Durante os meses de março e abril, a residência sonora Pressão ocupou o primeiro beco e a pista dois do Canteiro Central todas as quartas com DJs convidados para festas abertas e democráticas. O mês está chegando ao fim e se você ainda não foi ver o que está rolando por lá é hora de dar um jeito nisso – e se já foi, corre para se despedir. Na próxima quarta (25), às 20h começa o som comandado pela DJ Athena, que leva uma mistura de música eletrônica e sons periféricos do mundo todo. A festa segue até às 3h e não precisa pagar nada para entrar.
Data: Quarta (25/04) | Hora: 20h | Preço: Grátis | Endereço: Canteiro Central, SCS, Quadra 3, Bloco A, lote 210.


Foto: Ferreira Maia a.k.a. Retratos Baratos

Mimosa no Outro Calaf

A festa que nasceu nos jardins do café Objeto Encontrado, ponto de encontro de artistas em Brasília, também comemora o aniversário da cidade. O tema dessa edição da Mimosa é a trilha sonora de nossas vidas. Ou seja, vai ter hits de filmes clássicos (sim, os da Whitney Houston em O Guarda-Costas também) e as músicas daquele disco que você comprou com a trilha sonora da novela Tieta do Agreste. Pode perder a vergonha, pode perder tudo. Só segura seu Aperol Spritz.
Data: Sexta (20/04) | Hora: 21h | Preço: R$ 20 a 30 | Endereço: Outro Calaf. SBS, Quadra 02, Bloco Q, Térreo, Asa Sul.

Foto de abertura: Alisson Valentim