TSH x Volvo

Quando o incomparável design sueco vai buscar inspiração em terras tupiniquins

Por - 4/09/2015

Falar de Suécia e não citar a loja de móveis e acessórios Ikea é impossível. O empreendedor Ingvar Kamprad, 89 anos, começou a erguer esse império em 1943, nos fundos de sua casa. Hoje, existem 315 filiais em 27 países.

A loja é tão incrustada na cultura e no orgulho dos suecos que para os expatriados comer almôndegas e comprar pepparkaka (biscoito de gengibre) numa Ikea fora da Suécia é uma maneira de afagar e amenizar a saudade de casa.

ikea

Fotos: divulgação

E como já se ouviu de Kamprad ou alguém de sua turma: “Estômago vazio não compra móveis”. Daí, a ideia de se ter um restaurante com svensk husmanskost, clássicos da comida sueca, em todas as lojas da rede.

Arrisco-me a dizer que não existem casas suecas sem um produto comprado na Ikea. O lifestyle sueco respira Ikea por todos os poros. O design escandinavo, conhecido no mundo inteiro pelo minimalismo e pela elegância, é popularizado e acessível a quem quer que seja.

ikea_3

A loja não existe no Brasil, e não deve chegar tão cedo. Mas uma delegação de nove designers suecos foi até o país recentemente desvendar a cultura local. O grupo visitou fábricas, testou materiais e promoveu encontros. Juntos, criaram dois protótipos: a drum-stool, ou cadeira-tambor, e a side table da coleção Tillfälle (oportunidade, em sueco).

“O Brasil e a Escandinávia podem ser vistos como dois polos. É exatamente isso que é interessante, pois são os opostos da mesma moeda. Há algo em ambas as tradições que caminha junto e se transforma numa combinação muito interessante e excitante”, comenta Ulrika Wahlgren, business creator da Ikea, em vídeo do projeto.

ikea_1

Marcus Hedman, head of design da Ikea, afirma no mesmo vídeo que o propósito é ser curioso. “Nunca sabemos onde essas viagens vão resultar. Mas sempre encontramos algo. A gente aprende a ser open-minded, o que é bom para quem trabalha com design. É um modo de encontrar outras fábricas e pessoas experientes no meio.Isso tudo é muito, muito excitante”, diz.


ikea

A cadeira-tambor, especificamente, é descrita pela empresa como a simplicidade escandinava abraçando o despojado lifestyle brasileiro. A coleção Tillfälle chega às lojas Ikea em 2016. Será produzida em edição limitada de acessórios stand alone e pequenos móveis atualmente em desenvolvimento.

bannersponsoredvolvo

 

Populares