diversão & arte

Summer (house) party: o jardim secreto da Suécia

Por Claudia Nascimento -

Rodar pelo verão de Västerås, a 100 quilômetros de Estocolmo, com as janelas do carro abertas foi uma das melhores decisões que tomamos nos últimos tempos, porque, sem a proteção do ar-condicionado e interagindo com o lado de fora, pudemos ouvir ao longe uma música boa, que nos fez mudar de rota e sair em busca daquela batida perfeita.

Nossa procura durou alguns minutos e nos levou até o jardim de Jonas Färnlöf, um artista, DJ, músico e produtor cultural de 45 anos que aproveita a estação mais quente do ano para abrir as portas de sua casa para a festa Lasses Kvarter – intimista e concorridíssima.

isak-strand-2Fotos: divulgação

A Suécia, inclusive, é uma conhecida exportadora de DJs para o mundo: Icona Pop, Swedish House Mafia, Alesso, Axwell, Dada Life… Mas o mais famoso deles é o Avicii, um rapaz de 25 anos que toca dance music e tem fama e força de um veterano. Confira aqui a colaboração entre ele a Volvo para o lançamento do novo XC 90:

Mais do que uma boa desculpa para reunir os amigos e dividir bons momentos juntos, os eventos organizados pelo sueco têm raízes mais nobres: “Meu pai, o músico de jazz Lars Färnlof, faleceu em 1994. Desde então, a família vinha pensando em uma forma de homenagear a memória e a música dele. Em 2010, eu me mudei de volta para a casa onde vivi minha infância e daí nasceu a ideia de fazer dela um palco onde diversos estilos de música e de gente se encontrassem”, explica Färnlöf.

volontarer-5

O patriarca da família foi um importante trompetista no fim da década de 1950 e chegou a trabalhar com artistas de peso, como Quincy Jones, Red Mitchell, Dick Morrissey, Bill Evans e outros. Portanto, as festas que o homenageiam tinham de fazer jus à genialidade do pai.

Färnlöf e sua namorada, Camilla Fridström, não decepcionaram. A Lasses Kvarter acontece sempre a céu aberto e é embalada ao som de hits pop, soul, reggae e jazz. A versatilidade de ritmos reflete o público que ocupa todo o gramado da casa e disputa as margens da fogueira e o conforto do sofá que Färnlöf tirou da própria sala de estar especialmente para a festa.

funknight-6

Como todo evento que se preze, esse também tem dress code: o estilo “mi casa es su casa”. Então, pode ir de salto alto, de Converse apertado ou de rasteirinha… como quiser – até porque há grandes chances de você passar a noite toda dançando descalço, sentindo na pele a grama macia e a energia dessa summer party exclusiva.

O menu fica a gosto e a cargo do freguês, que pode (e deve!) levar o que consumir. Para os despreparados, deliciosas sopas vegetarianas e pãezinhos doce de canela ficam à venda num pequeno trailer, também instalado no jardim. Só neste verão, Färnlöf conta que organizou quatro edições da Lasses Kvarter e, se depender de sua disposição e da vontade de seus convidados, essa estação do ano não acaba mais – ou não acaba nunca!

bannersponsoredvolvo