cenoura & bronze

5 livros para você devorar neste verão

Por Rafael Andery -

Para o poeta Carlos Drummond de Andrade, a leitura era uma fonte inesgotável de prazer. Quem partilha da sede desse grande escritor vai gostar da nossa seleção de 5 livros para aproveitar o verão e colocar a leitura em dia. Mapeamos as novidades que acabaram de chegar às prateleiras das livrarias e outras publicações que levam a brisa do mar aonde você estiver. São algumas centenas de páginas que fazem dar voltas no mundo e viajar pelos séculos. Boa leitura!

livros-bichos-roberto-kaz-verao-brasil-home

01.

“O Livro dos Bichos”, de Roberto Kaz

O jornalista brasileiro Roberto Kaz, um dos mais talentosos de sua geração, reúne no divertidíssimo “O Livro dos Bichos” (Cia. das Letras) 21 perfis de animais, anônimos e famosos. São histórias de bichos como a do camundongo Major Tom, que orbitou a Terra 477 vezes em um experimento espacial soviético, ou como a do sequestro do boi reprodutor Decoro, levado em uma estrada rural de Minas Gerais.


livros-ian-mcewan-praia-verao-brasil-home

02.

“Na Praia”, de Ian McEwan

Um dos escritores contemporâneos mais respeitados do mundo, o britânico Ian McEwan acompanha em “Na Praia” (Cia. das Letras) a noite de núpcias de um casal em uma praia da Inglaterra dos anos 1960. Mais do que nas ações concretas, o romance se debruça sobre os medos e os sentimentos ocultos dos dois jovens que vivem os primeiros momentos de sua vida conjugal. O livro acaba de ganhar uma adaptação para o cinema, cuja estreia está marcada para o primeiro semestre deste ano.


livros-zuza-homem-mello-copacabana-verao-brasil-home

03.

"Copacabana – A Trajetória do Samba-Canção”, de Zuza Homem de Mello

O jornalista e musicólogo Zuza Homem de Mello passou 13 anos pesquisando a história do samba-canção para escrever o livro “Copacabana – A Trajetória do Samba-Canção (1929-1958)” (Editora 34/Edições Sesc). Aos 84 anos, o jornalista esmiúça o último grande gênero musical brasileiro antes da chegada da bossa nova. O bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, era o principal reduto artístico do samba-canção, que foi interpretado por músicos como Noel Rosa, Dorival Caymmi, Radamés Gnattali e Tom Jobim.

meulugaraosol


livros-matilde-campilho-verao-brasil-home

04.

“Jóquei”, de Matilde Campilho

“Jóquei” (Editora 34) é o livro de estreia da poetisa portuguesa de alma brasileira Matilde Campilho. Os três anos que viveu no Brasil renderam à autora um sotaque carioca que fez sucesso na edição da Festa Literária Internacional de Paraty da qual participou, em 2015. Matilde já publicava seus poemas e videopoemas na internet. Em sua estreia nas livrarias, a jovem autora desfila talento ao longo das páginas que mesclam poemas em verso, poesia em prosa, conversas de telefone e cartas para crianças.


livros-fernanda-torres-verao-brasil-home

05.

“A Glória e seu Cortejo de Horrores”, de Fernanda Torres

Você com certeza conhece o trabalho da atriz Fernanda Torres, mas talvez ainda não esteja familiarizado com o trabalho da escritora Fernanda Torres. Se ainda não leu nenhuma de suas publicações, é tempo de conhecer seu mais novo romance. Lançado no final do ano passado, “A Glória e seu Cortejo de Horrores” (Cia. das Letras) é o terceiro livro da artista e traça um retrato tragicômico da televisão e do teatro brasileiros ao acompanhar as desventuras e a decadência do ator Mario Cardoso.