cenoura & bronze

Desacelere a rotina com 4 técnicas de mindfulness

Por Rafael Andery -

Já teve a impressão que a cada dia nossa rotina fica mais corrida? Driblar o excesso de estímulos e conseguir uma vida mais equilibrada é possível, sim, e essa vontade tem reunido cada vez mais adeptos. O mindfulness é uma filosofia que busca a atenção plena, um estado que existe em todos nós, mas precisa ser desenvolvido através da prática. “O mindfulness é uma atitude que você usa no seu dia a dia para estar sempre presente no momento”, diz Moira Malzoni, fundadora do estúdio Moved by Mindfulness, que promove e ensina a prática em São Paulo. A técnica, que faz com que realizemos todas as atividades com mais atenção, ajuda a combater a depressão e a ansiedade. Conheça 4 maneiras de experimentar a prática.

Mindfulness

01.

Atenção à respiração

Respirar pode parecer algo banal, mas é responsável por muitos processos no nosso corpo. Um excelente exercício para fazer ao acordar é parar e observar a sua própria respiração, prestando atenção em como o ar entra, circula e sai do seu corpo. “Ao se focar em um único objeto, no caso a sua respiração, você vai afiando sua capacidade de foco e de concentração”, explica Moira Malzoni, do Moved by Mindfulness. O exercício pode ser repetido várias vezes ao longo do dia.


Mindfulness

02.

Foco no aroma, textura e sabor dos alimentos

Ao fazer uma refeição ou mesmo comer um lanchinho no meio da tarde, raramente nos concentramos na comida. É mais fácil prestar atenção no celular, na televisão ou na conversa com os colegas de trabalho do que na alimentação em si. “Você precisa estar presente quando está fazendo qualquer atividade. Observe o aroma, a textura e o sabor dos alimentos. Não existe maneira certa ou errada de fazer isso. O que importa é focar no momento, e não em algo que te tira dali”, diz Moira.

meulugaraosol


Mindfulness

03.

Concentre-se nos seus movimentos

Um dos focos do mindfulness é conectar as ações ao pensamento. Quando você caminha pela rua, seu corpo está acionando centenas de engrenagens simultaneamente, ainda que você não note. Ao praticar mindfulness, a ideia é perceber todos os movimentos. “Observe as sensações físicas do corpo, pois ele está sempre no momento presente, ao contrário da mente. A ideia é alinhar o corpo e a mente a toda hora”, explica Moira.


Mindfulness

04.

Perceba os arredores

A ideia aqui é desligar o piloto automático da rotina. Preste atenção naqueles lugares pelos quais você passa todos os dias e nas pessoas com as quais você cruza diariamente. O importante é ser sensível ao seu entorno. “Nossa mente fica viajando entre futuro e passado. Isso pode trazer ansiedade, arrependimentos e até depressão. É importante trazer nosso pensamento para onde estamos e perceber o entorno é uma forma poderosa de fazer isso”, diz Moira.

Fotos: Bárbara Magri/Raval Filmes