diversão & arte

O amigo do tinhoso: ouça as músicas que influenciaram Keith Richards

Por Manuela Rahal -

Se Keith Richards viesse ao mundo em forma mitológica, ele seria uma mistura de Highlander com Phoenix, nascido em Sparta.

Ele quebrou regras, paradigmas, limites e guitarras. Mostrou que é possível sustentar uma carreira por décadas sem perder a humildade.

Mostrou como a amizade e a parceria são importantes, mesmo em meio a sexo, drogas e rock’n’ roll, afinal, Mick está para Keith, assim como Gil está para Caetano.

keith-richard-netflix-playlist-1

Por isso escolhi o homem que troca de sangue anualmente na Suíça – melhor lenda! –, para inaugurar esse espacinho que me deram de presente.

Não sou música, apenas uma entusiasta da melhor invenção do ser humano, na maior e mais democrática forma de expressão que já presenciamos.

Voltando ao Keith, ele é pauta hoje, pois seu documentário acaba de ser lançado no Netflix. “Under The Influence” é tão gostoso de assistir, tão rico em informações internas e referências, filme para assistir com o Shazam ligado.

Em um piscar de olhos, Keith transita por sua juventude blues, pelos muitas anos de Rolling Stones, pelo clássico country americano, até chegar Jah e seu amor pelo reggae.

As divas Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan; os mestres Muddy Waters, Bo Diddley, Robert Johnson, Willie Nelson, Jim Hall; o jovem gênio Elvis Presley; e os pequenos Little Walter e Little Richards, são alguns dos muitos nomes que o influenciaram. Isso é riqueza!

Mas, se você não quer deixar seu Shazam ligado ou anotar os diversos nomes citados por Keith, te presenteio com a playlist que fiz inspirada nesse universo todo.