cenoura & bronze

Como escolher os óculos de sol ideais para você

Por Fernanda Nascimento -

Quem disse que é só a nossa pele que precisa de proteção? Os olhos também são atingidos pelos raios UVA e UVB, que podem causar danos à retina. Por isso, usar óculos de sol não é só uma questão de estilo. Isso não significa que seja fácil escolher o modelo que mais combina com você. Inventado nos idos dos anos 1200 na Alemanha, os óculos de sol hoje são desenhados em diferentes formatos e cores. Por isso, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a escolher a proteção ideal para você.

oculos-sol-verao-formato-do-rosto
Fotos Barbara Magri

01

De olho no formato

Assim como toda panela tem sua tampa, todo rosto tem seus óculos ideais. Em primeiro lugar, é necessário levar em conta o tamanho do rosto. Os óculos nunca podem cobrir totalmente as sobrancelhas ou as maçãs para não prejudicar as expressões faciais. Rostos redondos combinam com formatos quadrados, enquanto rostos triangulares vão bem com óculos redondos. Já os óculos estilo Aviador são perfeitos para os rostos mais quadrados.


oculos-sol-verao-protecao-uv-cenoura-e-bronze

02

Não é só para enfeitar

A principal função dos óculos de sol é proteger os olhos dos raios solares que lhes são prejudiciais, como os UVA e UVB. Para que isso ocorra, é necessário que suas lentes sejam polarizadas, bloqueando assim a passagem da radiação solar. Óculos sem lentes polarizadas são ainda piores do que enfrentar o sol sem o acessório, uma vez que dilatam as pupilas, deixando-as mais vulneráveis aos raios solares. Por isso, nada de comprar os óculos mais baratos que encontrar pela frente. Cheque se ele oferece a proteção necessária.

meulugaraosol


oculos-sol-verao-coloridos-cenoura-e-bronze

03

A luz mais bonita

As lentes coloridas e transparentes não são mais uma tendência dos anos 1970. Sejam amarelas, rosas, vermelhas, verdes ou azuis, desde o ano passado elas estão nos rostos das celebridades e nas passarelas de moda. Além de estilosas, as lentes também ajudam a transformar a luminosidade do dia, dependendo do horário e do lugar. A lente amarela, por exemplo, é perfeita para ser usada no nascer e no pôr do sol. Já a vermelha vai melhor na praia ou no meio do mato. Isso sem falar que as cores podem dar uma cara de verão àqueles dias mais cinzas.


oculos-sol-verao-esportes-cenoura-e-bronze

04

Não pode cair

Você também precisa proteger seus olhos na hora de praticar esportes ao ar livre, mas vai ser difícil conseguir fazer isso com óculos estilo gatinho, por exemplo. Para a prática de atividades físicas é preciso que o acessório, em primeiro lugar, seja leve. Uma armação curvada ajuda a ampliar a área de visão, protegendo os olhos de intempéries e sujeira. E claro, um pouco do gosto pessoal do atleta também tem que entrar na conta. Há modelos esportivos com lentes espelhadas e coloridas.