viagem

Panamá, um refúgio no Atlântico

Por Santiago Rodriguez Tarditi -

Se o seu chefe lhe pedir para fazer uma viagem de negócios ao Panamá, agradeça a ele. Sim, a gente sabe que viajar à trabalho nem sempre é prazeroso, e a Cidade do Panamá tampouco é dos destinos mais agradáveis (embora o Casco Viejo seja um dos bairros mais cools da América Latina), mas pelo menos você vai estar perto do El Otro Lado.

Depois que os seus compromissos profissionais terminarem, tire alguns dias livres e siga até a cidadezinha de Portobelo, a duas horas de viagem da capital. Aqui, rodeado por um dos maiores parques nacionais do país, está El Otro Lado, um refúgio privado incrustado na costa do Atlântico. O local é famoso pelas cabanas com apelo kitsch, vegetação exuberante e sua piscina de borda infinita. Mas o que faz do El Otro Lado um lugar realmente especial são os mojitos de maracujá e os pratos que misturam receitas caribenhas com tradições de outros países da Europa e do Oriente.

Há também uma série de atividades extras que vão tornar sua estadia ainda mais inesquecível, como pescar na companhia de um chef de cozinha ou passeio a pé pelo manguezais. Ah, você também pode se misturar entre os locais e aprender alguns passos de dança na Escuelita del Ritmo, uma das várias iniciativas da Fundación Bahía de Portobelo, que é patrocinada pelo hotel.

Quer mais? Ao chegar procure por Jim Peebles, gerente geral de lá, e peça para ele organizar uma visita à tribo Embera, às marges do rio Chagres. Para terminar, aventure-se rio abaixo a bordo de um canoa.

http://www.elotrolado.com.pa