comer & beber

A gastronomia de Lima por Priscila Sabará, da Foodpass

Por Fabiana Corrêa -

A capital peruana há algum tempo vem se transformando no point gastronômico da América Latina, com três restaurantes entre os 50 melhores do mundo da revista Restaurant britânica. Foi lá que Priscila Sabará, criadora do site de experiências gastronômicas Foodpass, pesquisadora e nutricionista, fez sua mais recente expedição gastronômica. E conta aqui pra gente tudo o que viu, leu, viveu e comeu.

A igreja La Ermita, no centro da cidade | Foto: Kimon Berlin / Creative Commons

O bairro colorido

"Estava ansiosa, curiosa e animada com esta expedição de seis dias em Lima. Barranco, bairro no centro da cidade, é super charmoso e abriga museus, ateliês de artistas e os restaurantes mais badalados. Na área que já foi o balneário dos ricos, pois suas praias são de areia e não pedra, ainda hoje encontram-se os casarões de estilo colonial europeu.”


Dá pra ver o chef fazendo tudo de pertinho | Foto: Nani Rodrigues

Pratos sazonais

"Inaugurado em julho deste ano, o
Merito traz a tendência mundial de espaços pequenos e otimizados com decoração de acabamentos rústicos e naturais (pedras, madeiras cruas e tijolos). A cozinha fica no primeiro andar e vale chegar cedo para ficar na 'mesa do chef’, de onde é possível vivenciar a sintonia do preparo do menu autoral, com foco na diversidade e qualidade dos ingredientes. O que mais me impressionou foi o forno meio churrasqueira que permite trazer o amargor do queimado nos alimentos sem defumar todo o salão. Os pratos são sazonais e para compartilhar. Dá mesmo vontade de pedir de tudo um pouco, então aproveite as opções que passam pelo chamuscar do fogo.”


Boa comida e drinks surpreendentes no Kjolle |Foto: Nani Rodrigues

Diversidade à mesa

"Ela é mãe, mulher de um dos maiores chefs do mundo, Virgilio Martinez, e teve a corajosa ideia de se lançar em carreira solo. Feminista que sou, era o restaurante mais esperado da viagem. Inteligentemente o Kjolle, de Pía León, está praticamente no mesmo terreno que o La Central e traz uma pitada do conceito da arquitetura do irmão mais velho. Focada em trazer a representatividade da cozinha peruana, o menu apresenta o mar, a costa, os Andes e a Amazonia. As opções de drinks são surpreendentes, não deixe de provar. Simplesmente encantador o pão de cacau do couvert, o tartar de pato curado com lulas (piramos no pão de tinta de lula) e o frescor dos peixes (pedimos um com crosta de cecina, que é uma marinada típica da Amazonia)."


Um kombucha para cuidar da saúde no vegano Germinando Vida | Nani Rodrigues

Vegano e genial

"Depois de três dias de degustações sem fim, a gente estava mesmo precisando de uma kombucha para equilibrar a flora intestinal. E no Germinando Vida achamos três garrafões de vidro, o que prova que são feitas na casa. Sentamos no sofá deste charmoso restaurante vegano e descobrimos que, além de apresentar esta tendência, o conceito que carrega é genial. “Somos um grupo de mulheres que valoriza e explora a diversidade, por isso nos especializamos em comida criolla vegana”, diz o menu. Leveza, respeito aos ingredientes, criatividade em um menu simples e de ótimos preços.


Um lindo ensaio com os trajes típicos do Peru | Foto: Divulgação

O museu de Mario Testino

"Logo na entrada, vale tomar um café no MATE, acompanhado de um doce clássico da confeitaria francesa, os macarons. Ao entrar no casarão colonial, você pira com as fotos das celebridades que o fundador do museu, Mario Testino, retratou nos editoriais das principais revistas de moda no mundo. O internacionalmente famoso fotógrafo criou uma sala reservada só para as imagens que fez da princesa Diana. Com o olhar apurado da nossa fotógrafa, foi possível notar a complexidade de cores e luz que só as fotos analógicas trazem. Testino revelou a estética peruana ao mundo em um magnífico ensaio com mulheres com vestidos típicos, com tecidos coloridos e sensacionais, elaborados por diferentes e milenares técnicas de tecelagem que vale a pena ver.”


Culinária peruana na estante da Book & Co | Foto: Divulgação

Gastronomia em livros

"Instalada num casarão de estilo europeu, a livraria Book & Co é um espaço dividido em loja, café e galeria de arte. Para começar sua imersão na imensidão da cultura gastronômica peruana, sugiro ter um livro clássico de ceviches, pois são infinitas as possibilidades de combinação de proteínas e cítricos - o grande chef Gaston Acurio tem sua versão, Ceviche Power. O mais badalado chef peruano, Virgilio Martinez, do La Central, tem esta obra de arte e pesquisa profunda sobre os biomas de seu país, praticamente uma bíblia no assunto, Central. E tem muitos outros. Levei um livro sobre super alimentos. Sou apaixonada. A quinoa, particularmente, me parece muito versátil, saudável e merece um livro por conta das infinitas aplicações. Além do café e cacau, que são especialidades desta terra."


Puente de Los Suspiros: fora dos guias, mas com muitas atrações | Foto: Los Viajes del Cangrejo

À beira-mar

"Fora de quase todas as listas de 'o que fazer em Lima', a Puente de Los Suspiros vale a visita. Localizada próxima à Plaza de Armas Barranco, e perto de toda a vida boêmia e cultural que a região oferece, o que mais me surpreendeu não foi a construção em si, mas a passagem para pedestres que desce abaixo de seu arco em direção ao mar. O ambiente tranquilo e arborizado reúne charmosos restaurantes de comida peruana, hostels, galerias e vários murais com enormes grafites, a melhor atração da área, sem dúvidas. Bom para perder um tempo andando sem pressa e terminar o dia no final do caminho, com uma bela vista do Pacífico ao pôr do sol."