cenoura & bronze

Como preparar um piquenique ao ar livre

Por Fernanda Nascimento -

É difícil dizer ao certo quem inventou o piquenique, mas sabe-se que a palavra tem origem francesa. Era como se chamavam, no século 17, as refeições onde cada um levava sua parte. Hoje, menos importa quem leva as comidinhas. O mais divertido de fazer um piquenique é juntar a família ou os amigos para uma tarde de festa. Nos dias de sol, as turmas reunidas em torno de uma toalha se multiplicam pelos gramados dos parques e praças pelo Brasil. Por isso, listamos algumas dicas para você organizar um piquenique inesquecível.

como-fazer-piquenique-01

Calculando a sombra

Pode parecer óbvio, mas a cena acontece com frequência. Você chega ao parque cedo pela manhã e organiza toda a festa em uma sombra fresquinha. Ao meio dia, os convidados estão tostando debaixo do sol a pino. Escolher onde estender a toalha é um cuidado importante. Afinal, a ideia do piquenique é passar algumas horas desfrutando das comidinhas – e, nesse período, tanto o sol quanto a sombra mudam de lugar. Calcule essa variação para não matar seus convidados de calor.


como-fazer-piquenique-02

Sem gelo

Alguns alimentos não podem ser deixados fora da geladeira por muito tempo, especialmente nos dias mais quentes. Em contato com o oxigênio e as temperaturas mais altas, eles se tornam o ambiente perfeito para proliferação de fungos e bactérias. Por isso, evite alimentos como queijos, leites, peixes e embutidos e aposte em frutas com casca, pães, geleias, biscoitos e outras comidinhas que dispensam a refrigeração.

meulugaraosol


como-fazer-piquenique-03

Proteção para o seu copo

Basta deixar um copo de suco desassistido por alguns instantes para perder a bebida para os insetos. Durante um piquenique cheio de comida, os bichos costumam ficar por perto. Uma solução fácil e barata para proteger os copos é usar forminhas de cupcake. Basta fazer um furo no meio e colocar um canudo no buraco. Além de prática, a forminha serve como decoração e deixa seu piquenique ainda mais charmoso.


como-fazer-piquenique-04

Pacote completo

Não adianta levar para o parque uma laranja e esquecer a faca para descascá-la. Antes de sair de casa, pense nas receitas que farão parte do piquenique e nos utensílios necessários para cortar e comer os alimentos. Não se esqueça de levar guardanapos, sempre indispensáveis, e sacolas tanto para guardar os utensílios sujos quanto para recolher o lixo no final do passeio.

Fotos: Bárbara Magri