cenoura & bronze

4 pistas de skate para se aventurar no esporte pelo Brasil

Por Rafael Andery -

Talvez seja muito tarde para se profissionalizar naquele que será um dos mais novos esportes olímpicos a partir de 2020, o skate. Mas mesmo que sua chance de estrelato tenha passado, isso não significa que você não possa se divertir muito praticando a modalidade. Para te ajudar a se aventurar sobre o shape, separamos aqui 4 pistas de skate incríveis para deslizar à vontade pelo Brasil. Só não se esqueça do capacete!

Tatu Skate Park
Foto: Ronaldo Nogueira/Flickr

01.

Tatu Skate Park

Localizado dentro do Parque Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro (RJ), o Tatu Skate Park é considerado uma das melhores pistas da América Latina, além de ser reputada como a melhor pista pública do Brasil. Ao longo de seus 3.850 metros quadrados, é possível praticar diversas modalidades do esporte, do street ao downhill. O nome do parque homenageia o lendário skatista Jorge Luiz Tatu, um dos precursores do punk carioca.
R. Parque Madureira, s/n


Foto: Airton Morassi/Flickr

02.

Pista Municipal de São Bernardo do Campo

Popularmente conhecida como “Berno”, a pista municipal de São Bernardo do Campo (SP) fica dentro do Parque Cidade-Escola da Juventude Città Di Marostica e é uma das mais tradicionais do país. Inaugurada em 1982, revelou toda uma geração de grandes skatistas brasileiros, incluindo o hexacampeão mundial Sandro Dias, o Mineirinho, que ensaiava suas manobras por lá.
Av. Armando Ítalo Setti, 65


pista-skate-brasil-03-Sa-o-Joao-da-Boa-Vista.-credito-Divulgac-a-o-Prefeitura
Foto: Divulgação/Prefeitura

03.

Skate Plaza

Inaugurada em 2012 com projeto do skatista e engenheiro Peterson Garcia, a pista do Skate Plaza, em São João da Boa Vista (SP), é considerada uma das melhores do Estado. Mais focada na modalidade street – aquela que usa obstáculos cotidianos da arquitetura urbana nas manobras, como escadas, corrimãos e bancos –, ela rapidamente tornou-se um marco na pequena cidade a cerca de 200 km de São Paulo.
R. Napoleão Conrado, 171

meulugaraosol


Parque das Mangabeiras
Foto: Arquivo FPMZB

04.

Parque das Mangabeiras

Quem disse que skate é um esporte urbano? No Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte (MG), o complexo de pistas de skate atrai praticantes do esporte para o centro da maior área verde da capital mineira. A principal atração do local é uma pista em estilo half pipe (aquela com formato em “U”), de 290 metros quadrados e 4 metros de altura, apta a receber competições internacionais oficiais.
Portaria Sul: Av. José do Patrocínio Pontes, 580

Foto de abre: Andhika Soreng (@dhika88)