Tendências

Obsessão verde: 5 plantinhas caseiras para levantar qualquer ambiente

Por - 26/04/2017

Na esteira do movimento DYI (do it yourself), o hobby de cultivar plantas dentro do apartamento e pequenos espaços indoors também virou uma tendência.

É tanta gente querendo um jardim para cuidar que grandes editoras como a alemã Gestalten começaram a dedicar livros ao tema: de tutoriais a ensaios fotográficos em charmosos ateliês botânicos (leia aqui).

Foto: Alvin Engler

A febre chegou até às hashtags temáticas, a exemplo da insuperável #PlantShelfie, em que as pessoas fotografam seus cantos verdes prediletos e compartilham no Instagram.

E como a gente adora uma tendência, listamos cinco plantinhas caseiras fáceis de cuidar, ideais para renovar a decoração e refrescar o ambiente.

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine)
Resistente às doenças e às pragas; pode ser cultivado em solo úmido, local iluminado ou áreas sombreadas.


Jiboia (Epipremnum aureum)
Essa trepadeira se adapta a locais úmidos como o próprio banheiro, mas precisa ser exposta à luz e de algum suporte de madeira ou fibra de coco para que possa se desenvolver. É resistente a pragas e doenças.


Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)
Resiste à sombra e ao sol forte. Há quem mantenha em vasos só com água, mas o ideal é cultivar na terra e regar apenas quando estiver seca.


Suculentas
De modo geral, são bem fáceis de cuidar, em especial as que se parecem com pequenas árvores, pois não precisam de muita água. Perfeitas para deixar na prateleira sem tanto acesso à luz solar.


Trapoeraba (Commelina)
Resistente a variações climáticas e a exposição direta ao sol, essa folhagem ainda dá flores super delicadas.

Crédito de foto: Fancy Crave

Populares