cenoura & bronze

5 lugares para apreciar o pôr do sol no Brasil

Por Fernanda Nascimento -

Durante o verão é difícil ficar feliz quando o dia termina. É hora de sair da água, voltar para casa ou se despedir dos amigos, certo? Nem sempre. Reunimos aqui 5 dicas de pores do sol incríveis pelo Brasil que te deixarão ansioso para se despedir do dia. Já pensou em assistir ao espetáculo do meio das nuvens? No Parque Nacional Monte Roraima, em Boa Vista, é possível ver o sol se pôr do alto da montanha. Também reservam entardeceres inesquecíveis o Rio de Janeiro, Salvador, o arquipélago de Fernando de Noronha e praia de Jericoacoara. Só não vale se atrasar!

01.

Salvador (BA) (acima)

Um farol e uma igrejinha são o cenário da Ponta de Humaitá, um dos melhores lugares para assistir ao entardecer na capital baiana. A mureta começa a se encher de gente quando o sol ainda está brilhando no céu e turmas de amigos se juntam em torno de um violão no pátio à beira-mar. Enquanto barquinhos cruzam a linha do horizonte, o sol some no mar da Baía de Todos-os-Santos. Foto: Nani Rodrigues/The Summer Hunter


por-do-sol-brasil-01-Monte-Roraima-cre-dito-Rubens-Vianna
Foto: Rubens Vianna

02.

Monte Roraima (RR)

No Parque Nacional do Monte Roraima, em Boa Vista, a questão que você deve se perguntar é se deseja olhar para cima ou para baixo para enxergar o pôr do sol. A vista do Monte Roraima enquadrado pelo lusco-fusco é impressionante, mas você também pode ver o entardecer do meio das nuvens. Para isso, é necessário subir na montanha que dá nome ao parque, que fica na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.


por-do-sol-brasil-03-Fernando-de-Noronha-credito-Roge-rio-Muniz
Foto: Rogério Muniz

03.

Fernando de Noronha (PE)

É difícil escolher um único lugar para aproveitar o pôr do sol em Fernando de Noronha (PE). As ilhas do arquipélago são tão paradisíacas que um mês inteiro não seria suficiente para visitar todos seus cartões-postais. São lugares como o Mirante do Boldró, com vista para o Morro Dois Irmãos (foto), o Forte Nossa Senhora dos Remédios, com vista para o Morro do Pico, ou a Praia do Meio, onde é possível aproveitar a vista de dentro do Bar do Meio.

meulugaraosol


Foto: Nani Rodrigues/The Summer Hunter

04.

Rio de Janeiro (RJ)

Ter a fama de ser o pôr do sol mais bonito de uma cidade como o Rio de Janeiro (RJ) não é pouca coisa. O lugar que carrega essa honra, no caso, é a Pedra do Arpoador, que divide as praias de Ipanema e Copacabana, na zona sul da capital fluminense. Chegar cedo para conseguir um bom lugar é fundamental, já que o local costuma ficar apinhado de gente que se junta para aplaudir a despedida do dia.


por-do-sol-brasil-05-Jeri-cre-dito-Wanessa-Gabrielle
Foto: Wannessa Gabrielle

05.

Jericoacoara (CE)

No canto esquerdo da praia de Jericoacoara (CE), uma vila a 300 metros de Fortaleza, está a Duna do Pôr do Sol. O nome em si é autoexplicativo. Sim, ali é o melhor lugar para ver o sol se pôr nessa praia de areias brancas e mar azul. O espetáculo começa cedo, por volta das 17h30, e a duna de 30 metros muda de cor conforme o astro some no meio do mar, passando gradativamente do amarelo para o cor-de-rosa.