cenoura & bronze

4 programas para aproveitar o sol durante as próximas semanas

Por Rafael Andery -

Nem só de Carnaval vive o brasileiro. Por isso, selecionamos 4 eventos imperdíveis (e gratuitos) para aproveitar o melhor da quinzena nos dias ensolarados. Shows, celebrações populares e eventos esportivos na beira do mar estão entre as atrações programadas em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo. A capital paulista, aliás, comemora seu aniversário este mês com uma programação cultural de primeira. Quer saber como aproveitar o final das férias de verão? É só escolher o programa que mais tem a sua cara nessas capitais. A boa notícia é que não precisa pagar nada.

25/01

Show da Anitta, São Paulo (SP)
O aniversário de 464 anos da cidade de São Paulo será comemorado com uma maratona de shows no dia 25 de janeiro. A partir do meio-dia, o palco montado no Vale do Anhangabaú recebe artistas como Paula Fernandes, BaianaSystem, Jaloo e Karol Conka. Mas a principal atração da festa é a cantora Anitta. Em menos de uma década de carreira, a carioca causa furor por onde passa. Os lançamentos de seus videoclipes são aguardados como final de campeonato e ultrapassam 100 milhões de visualizações em poucos dias. Quem quiser aproveitar a chance de ver Anitta sem pagar deve estar preparado para dividir o espaço com a legião de fãs que vão invadir o centro de São Paulo.


gabriel-pensador-show-verao

28/01

Floripa Tem, Florianópolis (SC)
A 12ª edição do evento leva à capital catarinense uma série de programas esportivos e culturais. Até o dia 4 de fevereiro, as atrações do Floripa Tem se espalham por três locais da cidade. Dois espaços fixos serão montados no trapiche da avenida Beira-Mar Norte e na Praia Brava, além de um ponto móvel nas praias do Campeche e Jurerê. No dia 28 de janeiro, a banda Dazaranha sobe ao palco ao lado do cantor Gabriel o Pensador (foto) no palco montado na avenida Beira-Mar Norte. Paredão de escalada, aulas de yoga e festas no pôr do sol também estão na programação do evento, que é totalmente gratuito.

meulugaraosol


festa-nossa-senhora-navegantes-cenoura-bronze-Helena-Rocha-PMPA

02/02

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, Porto Alegre (RS)
2 de fevereiro é um dia de festa no mar. Enquanto na Bahia as praias enchem-se de oferendas para Iemanjá, no litoral catarinense a homenageada é Nossa Senhora dos Navegantes, a protetora dos pescadores e viajantes do mar. Há quem diga que ela foi a primeira a ser cortejada nesta data, que há mais 140 anos é marcada por festas em todo o estado. Em Porto Alegre, uma procissão vai do centro da cidade até o santuário no bairro dos Navegantes, onde a homenageada é festejada com música e uma missa campal. Um cortejo de barcos segue acompanhando a procissão pelo rio Guaíba.


futvolei-verao-brasil-iStock-willbrasil21

03/02

Curta, Praia, Rio de Janeiro (RJ)
O projeto Curta, Praia leva às areias da praia de Piratininga, em Niterói, uma série de atividades culturais e esportivas. No dia 3 de fevereiro, uma extensa programação reúne aulas de futebol, vôlei de praia e outros esportes, além de atividades como yoga e dança. O evento acontece durante todo o verão em diferentes praias do Rio. No dia 24/2, é a vez das areias do Flamengo, no centro da capital, receberem as atividades. No dia 10/3 as aulas serão ministradas na Barra da Tijuca. O evento dura o dia todo e costuma ser encerrado com uma apresentação de música ao vivo.