Tendências

Uma seleção matadora das 5 melhores rádios independentes de música no mundo

Por - 18/05/2017

A ascensão dos podcasts, aliada à grande quantidade de apps e sites que oferecem curadoria musical humanizada, vem despertando o desejo das pessoas em apreciar conteúdo original, permitindo que qualquer curioso possa se perder e encontrar artistas incríveis ou universos sonoros totalmente desconhecidos e improváveis como, por exemplo, uma seleção fina com o melhor da cena disco nigeriana dos anos 1970, o que está rolando nos bares de jazz de Pigalle em Paris, ou ainda que toca nas ruas de Neukölln, em Berlim. Por isso, selecionamos algumas rádios gringas independentes com programação original e cheia de ousadia.

Balamii
Criada há dois anos no hypado bairro de Peckham, no sul de Londres, a rádio está atravessando o oceano neste verão europeu, para abrir uma unidade em Nova York, indo totalmente no caminho oposto do que as rádios comerciais se propõem, ou seja, transmitindo faixas pouco conhecidas ao grande público (que fazem todo sentido na noite do eixo Peckham-Williamsburg), e mixes autorais, que estão à venda pelo app oficial.
balamii.com

Reprezent
O que começou como um projeto comunitário em resposta à violência dos bairros do sul de Londres em 2009, se transformou em uma ideia tão bem executada, que existe e resiste até hoje no Pop Brixton (uma espécie de co-working/shopping/mercado feito de contêineres) e é totalmente comandada por jovens com menos de 25 anos, com uma programação nada mainstream.
reprezent.org.uk

Berlin Community Radio
Com mais de 100 programas diferentes falando sobre arte, cultura, política gay, feminismo, fenômenos da internet e, claro, gêneros musicais múltiplos e nada usuais, a BCR é focada na cena criativa da capital alemã, que também tem um zine para quem não dispensa impressos independentes.
berlincommunityradio.com

Beats In Space
Provavelmente a mais famosa desse contexto, a B.I.S. Radio existe desde 1999 e atualmente é também um selo musical do DJ e produtor Tim Sweeney que está sempre dando uma pinta nas pickups brasileiras. As transmissões ao vivo são mais raras, mas as quase 900 playlists disponíveis, certamente serão uma boa bagagem para quem quer viajar nas batidas dos principais DJs em ascensão, de acordo com Sweeney.
beatsinspace.net

Worldwide FM
O final de 2016 trouxe uma excelente surpresa para quem curte descobrir tesouros da música de toda parte do mundo e que, por isso, provavelmente já são seguidores de Gilles Peterson (expert no assunto, além de DJ, produtor e apresentador de um dos principais programas da BBC6 Radio), que fundou a Worldwide FM para divulgar ainda mais sua paixão pela World Music.
worldwidefm.net

Populares