viagem

Rayane Amaral: 8 dicas da Costa Rica

Por Ricardo Moreno -

A top longboarder carioca Rayane Amaral – que também é atriz e dublê de cenas de ação – acaba de voltar da Costa Rica, onde passou quase um mês gravando uma nova série para o canal Off.

Pra nós, Rayanne fez uma lista com oito dicas importantes pra quem pretende visitar o país.

Confere aí.

1) Ondas
Pra nós, surfistas, a Costa Rica é um paraíso. Com beach breaks e point breaks, dá pra encontrar todo o tipo de onda para todos os níveis de surfistas – dos mais iniciantes aos profissionais. Meus picos prediletos são: Playa Negra, Pavones, Playa Hermosa, Matapalo, Boca Barranca, Tamarindo, Avellanas.

Rayane Amaral:  a longboarder dá 8 dicas pra quem pretende visitar a Costa RicaRayane Amaral:  a longboarder dá 8 dicas pra quem pretende visitar a Costa Rica

2) Florestas
A Costa Rica possui 38% da sua superfície total coberta por florestas e bosques tropicais, todos protegidos por fortes leis ambientais. Em alguns parques nacionais, como o Manuel Antonio e o Rincón de la Vieja, podemos encontrar diversas atividades: tirolesa, rafting, passeio à cavalo, escalada etc. Você se diverte e ao mesmo tempo aprecia a exuberante fauna e flora da região.

Rayane Amaral:  a longboarder dá 8 dicas pra quem pretende visitar a Costa Rica

3) Praias
País da América Central, banhado a oeste pelo Oceano Pacífico e a leste pelo Mar do Caribe, na Costa Rica a gente pode encontrar praias exuberantes, de água quente e cristalina. O que chama bastante atenção em algumas regiões, no entanto, é a areia de cor preta, resultado dos fragmentos de rochas vulcânicas de milhões de anos atrás. Dica: use calçados especiais, já que esse tipo de areia acaba retendo mais calor e pode queimar os pés.

Rayane Amaral:  a longboarder dá 8 dicas pra quem pretende visitar a Costa Rica

4) Pôr do Sol
O pôr do sol costa-riquenho é um dos mais lindos do mundo. O sol desce como uma bola de fogo e logo mergulha no Oceano, proporcionando um momento mágico, daqueles que ficam guardados na nossa memória ara sempre. Playa Negra e Avellanas são dois picos ótimos pra apreciar esse show. Também há um lugar chamado The Point, onde é necessário pegar uma pequena estrada que passa por lindos bosques para, de repente, surgir um clarão: é ali, na minha opinião, que está o pôr do sol mais lindo de toda Costa Rica.

Rayane Amaral:  a longboarder dá 8 dicas pra quem pretende visitar a Costa RicaRayane Amaral:  a longboarder dá 8 dicas pra quem pretende visitar a Costa Rica

5) Ollie’s Point e Roca Bruja
Surfistas, atenção: esse é um passeio que não pode deixar de ser feito.

A aventura já começa no caminho de ida, que só pode ser feito por meio de pequenos barco. Ollie’s Point oferece uma onda mais longa, o que possibilita muitas manobras. Com um visual incrível, na frente do pico passa um rio repleto de crocodilos – alguns com até 4 metros! Ouvi dizer, inclusive, que o local concentra a maior quantidade desses répteis em toda América Central. Mas fique tranquilo: barqueiros e surfistas da região garantem que nunca ocorreu nenhum ataque. Ufa!

Já Roca Bruja tem uma onda mais rápida e tubular, com possibilidade de abrir para os dois lados e podendo chegar a 15/20 pés dependendo do tamanho e direção da ondulação. Tem este nome por causa de uma grande pedra localizada em frente ao pico e que, segundo locais, forma o rosto de uma bruxa.

Rayane Amaral:  a longboarder dá 8 dicas pra quem pretende visitar a Costa RicaRayane Amaral:  a longboarder dá 8 dicas pra quem pretende visitar a Costa RicaRayane Amaral:  a longboarder dá 8 dicas pra quem pretende visitar a Costa Rica

6) Las Olas
Pousada e restaurante situado na Praia Avellanas, que proporciona uma visão perfeita das ondas, do mar e de toda a praia. Além de que, podemos assistir um dos mais lindos pores do sol costa-riquenho e, de quebra, comer uma deliciosa comida e tomar um bom suco ou drinque.

Rayane Amaral: a longboarder dá 8 dicas pra quem pretende visitar a Costa RicaRayane Amaral:  a longboarder dá 8 dicas pra quem pretende visitar a Costa Rica

7) Comida
A culinária costa-riquenha é bastante semelhante do Brasil. Com pratos conhecidos como “casados” (feijão, arroz, batata frita, salada e algum tipo de carne), é muito fácil se sentir em casa.

Rayane Amaral: a longboarder dá 8 dicas pra quem pretende visitar a Costa Rica

8) Hotel Playa Negra
Situado em frente a um dos melhores point breaks da Costa Rica e do mundo, possui suas instalações em forma de bangalôs. Além de proporcionar uma visão ampla do pico de surf, o restaurante do hotel acabou virando um referencial para os surfistas, pois exatamente em frente a ele quebram as ondas. Ou seja, é o local exato onde você deve estar.

Rayane Amaral:  a longboarder dá 8 dicas pra quem pretende visitar a Costa Rica

E aproveita pra seguir ela: @eurayaneamaral

Rayane conta com patrocínio de Aloha Veículos, Brasas English Course, shaper Claudio Pastor, Super Glass, Xeid quilhas, Krugans, Cris e Cia centro de beleza, academia Acqua Marinho, GoPro, Riu Kiu, Classic Soul e MídiaBacana Comunicação.

Crédito de fotos:emeraldtraveler.com (1); surfalive.com.br (3); travelvista.net (4); wavecation.com (6); operadorasierramadre.travel (7); divulgação (8). Todas as demais: Rayane Amaral