cenoura & bronze

3 saladas leves para os dias de sol

Por Fernanda Nascimento -

Foi-se o tempo em que salada era só um prato de entrada. Hoje as receitas não são apenas um punhado de folhas e vegetais. Frutas, queijos, nozes e outros tantos ingredientes dão um toque especial e sabores complexos às saladas, que, além de nutritivas, são pratos leves e refrescantes para um dia de sol. A seguir, selecionamos três receitas para você preparar em casa e servir nas tardes ensolaradas.

Foto: Saschanti/iStock

01.

Salada de abobrinha

Ingrediente que contém muita água em sua composição, a abobrinha é de fácil digestão e perfeita para uma refeição leve. Nessa receita rápida, ela é servida crua.

Ingredientes:
2 abobrinhas italianas
½ xícara de manjericão ou hortelã
100g de mussarela de búfala

Preparo:
Corte as abobrinhas em fatias finas no sentido do comprimento. Corte a mussarela de búfala em pedaços e misture à abobrinha. Adicione as folhas de manjericão ou hortelã e tempere com azeite, sal, limão e pimenta do reino. Sirva a seguir.


Foto: Vicente França

02.

Salada grega

A inspiração para esse prato vem da Grécia e ele pode ser incrementado com alcaparras e pimentões. O queijo feta, tradicional do país europeu, pode ser substituído por outros tipos.

Ingredientes:
3 tomates
1 pepino
1 cebola roxa
8 azeitonas pretas
100g de queijo feta

Preparo:
Corte os tomates, o pepino, a cebola e as azeitonas em pedaços. Se quiser diminuir o ardor da cebola, deixe ela repousando em uma tigela com água e gelo por 30 minutos. Corte o queijo feta em cubos e misture todos os ingredientes em uma tigela. Tempere com azeite, sal e limão e sirva a seguir.

meulugaraosol


Foto: OksanaKiian/iStock

03.

Salada tropical

Misturar frutas às verduras e legumes é uma forma de tornar a salada mais refrescante. Nesta receita, o abacate dá um toque especial ao prato.

Ingredientes:
1 abacate
½ manga
500g de tomate cereja
1 pepino
½ cebola roxa
2 xícaras de agrião
1 colher de chá de gergelim

Preparo:
Corte o abacate, o pepino e a manga em cubos. Pique a cebola em rodelas finas e corte os tomates cereja pela metade. Em uma tigela, junte todo os ingredientes e adicione o agrião. Você pode substituí-lo por outras folhas de sua preferência. Tempere com azeite, sal e limão e finalize com o gergelim.

Foto de abertura: Vicente França