Tendências

Reformation, a marca que faz roupas com tecidos reutilizados e eco-friendly

Por - 11/05/2015

reformation07

Essa é a marca que tem a ver com o que quero pro meu futuro – e você deveria querer para o seu também! A Reformation fabrica roupas com tecidos reutilizados e de origem eco-friendly, além de estabelecer processos de produção que levam em conta e tentam minimizar o impacto na natureza (exemplo: gasto com água e produção de CO2).

reformation01

Além de ter muitos pré-requisitos que não ajudam a exaurir ainda mais o meio-ambiente, as roupas da Reformation me parecem irresistíveis. São de um cool sem esforço, elegantes mas levemente sensuais, e fico encantada tanto com os lisos quanto com os estampados. Ali, não existe um macrotema de coleção. A ideia é fazer a peça que a pessoa quer usar, a utilidade e beleza da roupa é o que realmente importa, e não o conceito que criam por trás dela. Pra se ter uma ideia, segundo o site, um croqui de vestido demora no máximo 1 mês pra virar um produto nas araras da loja.

reformation02

Não bastasse isso tudo, a comunicação é esperta, irônica e cheia de humor. Já recebi um e-mail marketing dizendo coisas do tipo “roupas pra quem quer ficar na moda e ter grana pra comer”, #dontcallmecute (roupas pra meninas mignon, baixinhas), e “the obvious collection”. Comunicação inteligente e verdadeira me pega na hora! Claro, e o preços costumam ser justos, alguns vestidos custam, no máximo 298 dólares.

reformation03

A criadora da marca (na foto abaixo), Yael Aflalo (@yaya_aflalo), contou em entrevista que o start pra mudar o modo como as coisas vinham sendo feitas veio da sua experiência no mercado de trabalho da moda. Cansada de ver desperdício e passada com as condições de trabalhadores em fábricas de países como China, Yael fechou sua antiga marca, reformulou tudo e, em 2009, fundou a Reformation com essa nova pegada e duas lojas, uma em LA, outra em NY.

reformation08

Aos poucos e organicamente ela conquistou uma boa clientela e também chegou nas estrelas: Rihanna, Miley Cyrus e Taylor Swift são algumas das famosas que vestem Reformation. Yael contou que o cuidado com a modelagem é extremo: ela e mais outras pessoas da equipe provam mais de uma vez todas as roupas, pra ter certeza de que a peça vai funcionar.

Quer marca mais desejável que essa? Pra mim isso é o verdadeiro luxo!

Agora só falta conferir de perto em algumas das lojas nos EUA. 😉

Sobre a autora: Mari (@marivferrari) é carioca,  jornalista, ama a natureza mas também a vida cultural da cidade grande. Arte, moda, comportamento e inovação são assuntos que fazem seus olhos brilharem. Mora entre Rio e NY e usa o seu blog (marianaferrari.wordpress.com) pra registrar e dividir com as pessoas as suas descobertas e pensamentos.

Assine aqui a nossa newsletter semanal e fique por dentro das últimas notícias e tendências de verão no Brasil e no mundo. :D

 

Populares