comer & beber

7 restaurantes para provar a culinária vegana pelo Brasil

Por Rafael Andery -

Leite, ovos, queijos e mel são alimentos que fazem parte de uma dieta vegetariana, mas não são consumidos por aqueles que seguem os preceitos veganos. Mais que uma maneira de se alimentar, o veganismo é um estilo de vida que prega o respeito aos direitos dos animais, deixando de comer não só a carne como qualquer produto de origem animal. Nos últimos anos, multiplicaram-se os restaurantes especializados nessa culinária, assim como endereços vegetarianos que oferecem pratos sem qualquer produto animal. Quem torce o nariz ao ouvir falar em culinária vegana nunca provou as receitas cheias de sabores elaboradas com legumes, verduras, cogumelos e grãos, entre tantos outros alimentos. Esqueça o prato de salada e experimente os endereços que selecionamos pelo Brasil para comer sem culpa.

Casa-Jaya
Foto: Julio Avanzo

01

Casa Jaya, São Paulo (SP)

Localizada no bairro dos Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, a Casa Jaya é um oásis vegano na cidade. O ambiente arborizado abriga um espaço eco-cultural que oferece, além de pratos como a moqueca de banana da terra e a samosa de abóbora com brócolis, atividades temáticas voltadas ao autoconhecimento, sustentabilidade e espiritualidade. Na programação da casa figuram aulas de yoga e cursos de dança indiana.

Rua Capote Valente, 305, Pinheiros


mandir
Foto: Reprodução Facebook

02

Mandir Restaurante Vegano, Fortaleza (CE)

Em uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2012, a capital cearense apareceu com o maior percentual de vegetarianos entre sua população. Não é surpresa que Fortaleza tenha ótimos endereços dedicados à alimentação sem carne. No vegano Mandir, o nome é indiano, mas as receitas servidas na casa são de inspiração internacional. Por um preço fixo, o cliente escolhe duas entre três opções do cardápio do dia. Nas noites de sábado, a casa costuma organizar festivais de pizza.

Rua Padre Francisco Pinto, 257, Benfica


Harmonia da Terra
Foto: Divulgação

03

Harmonia da Terra, Balneário Camboriú (SC)

No litoral norte de Santa Catarina, o restaurante Harmonia da Terra é um reduto de moradores locais no centro da cidade. As mesas são dispostas no meio de um grande jardim decorado com materiais reaproveitados. O bufê do local, servido no horário do almoço, é completíssimo e a ausência de lactose, frituras, conservantes e, claro, carnes, não impede uma variedade de opções que vão da pizza à feijoada vegana.

Rua 1528, 135, Centro


Sol da Terra
Foto: Divulgação

04

Sol da Terra, Vitória (ES)

O restaurante Sol da Terra já é praticamente uma instituição capixaba. Fundado em 1980 na cidade de Vila Velha (ES), transferiu-se para Vitória (ES) em 1986. Em 2013, o restaurante foi destruído por um deslizamento de terra, mas sua boa reputação na comunidade local ensejou um esforço de reconstrução que uniu clientes e culminou na inauguração do endereço atual apenas 10 meses depois do ocorrido.

Rua Licínio dos Santos Conde, 51, Enseada do Suá


villa vegana
Foto: Reprodução Facebook

05

Villa Vegana, Brasília (DF)

Quibe de banana da terra com tofu, grão de bico ao curry e lasanha de berinjela com cogumelo shitake são alguns dos pratos servidos no bufê desse restaurante no Lago Sul. O Villa Vegana fica dentro do clube de yoga e meditação Amygo, que mantém uma horta que abastece as receitas criadas pelo casal Ulisses Riedel e Vanda Reis. Eles também são donos de outro endereço vegano em Brasília, o Supren Verda.

Setor de Clubes Sul, Trecho 02, conjunto 59


urban farmcy
Foto: Reprodução

06

Urban Farmcy, Porto Alegre (RS)

Inaugurado no começo do ano passado, o moderno Urban Farmcy chama atenção pela beleza e pela cozinha sofisticada. A técnica da culinária raw, que defende o cozimento dos alimentos em baixa temperatura para manter as propriedades dos produtos, é usada na maior parte das receitas. Além disso, o restaurante utiliza ingredientes cultivados na região, um princípio que fortalece a produção local.

Rua Hilário Ribeiro, 299, Cidade Vargas


Caminho Do Mar
Foto: Divulgação

07

Caminho do Mar, Rio de Janeiro (RJ)

No bairro do Recreio, o restaurante Caminho do Mar funciona no esquema prato do dia. As receitas variam, mas o destaque fica por conta da moqueca de banana da terra. Também faz sucesso o tropeiro, com direito a bacon e ovo (feitos de tofu e grão de bico, é claro). A casa não abre todas as noites, mas costuma organizar jantares com pizza e jazz ao vivo. Às sextas-feiras e nos finais de semana, também oferece um serviço de delivery.

Estrada do Pontal, 3091, Recreio

Foto de abertura: KarpenkovDenis