Reserva + The Summer Hunter

Rio panorâmico, com fôlego

Por The Summer Hunter Staff -

Caminhadas difíceis, vistas exuberantes e recompensas grandiosas.

**1. Mirante Dona Marta (acima)
**Em cima da favela de Botafogo, na zona sul, esse mirante proporciona uma visão geral comparada do Cristo Redentor – pra muitos, ainda melhor, pois tem o próprio Cristo ali do ladinho. A melhor opção é ir de carro pela Estrada do Corcovado. Recomendamos ir em dias e horários mais movimentados. Lá em cima há um heliponto ao lado que vende voos panorâmicos.

**2. Vista Chinesa
**É outro desses lugares com uma vista privilegiada. Partindo do Jardim Botânico, não demora mais do que 20 minutos de carro ou de táxi. Há quem prefira fazer o trajeto de bicicleta. A subida não é fácil, mas pra quem está acostumado com longas pedaladas, o esforço vale a pena. No caminho há duas cachoeiras que merecem uma parada: a dos Macacos e a da Gruta. Vencidos os obstáculos, chega-se Floresta da Tijuca, onde a Vista Chinesa está localizada. Chama-se assim por conta dos agricultores chineses levados ao Rio na primeira metade do século 19 para o cultivo de chá. Lá no alto, a 380 metros de altitude, há um pavilhão feito em concreto e bambu, de 1903.

**guia_verao_rio_janeiro_vista_chinesa
**

**3. Vidigal
**Da praia do Arpoador, o Morro Dois Irmãos é objeto de aplausos com o sol que se põe. Trata-se de um clássico carioca. E você pode dar um tchauzinho pra galera lá de cima. A trilhaé tranquila e começa no Alto do Vidigal, a favela mais cool da cidade. Ao chegar no pé da comunidade, pegue um mototáxi até o início da trilha. O caminho leva cerca de 40 minutos e tem alguns momentos íngremes. Na descida, é obrigatória a parada no Bar da Laje.

guia_verao_rio_janeiro_vidigal

**4. Pão de Açúcar
**A maioria das pessoas vai ao Pão de Açúcar pelo método tradicional: de bondinho. Mas se você quiser economizar e estiver a fim de gastar a sola dos sapatos, dá pra fazer o trajeto a pé. Ele parte do lado esquerdo da Praia Vermelha e o tempo de percurso gira em torno de 45 minutos. A caminhada é relativamente leve. Pra descer, você pode aproveitar a carona do bondinho. Mas atenção: só vale a partir das 16 horas (grátis durante a semana e R$ 20 aos sábados, domingos e feriados). Se quiser enrolar pra pegar o pôr do sol, aproveite e passe o diana Praia Vermelha.

Enseada de Botafogo