viagem

Se joga! Sete praias do sul da Suécia que nem parecem Suécia

Por Claudia Nascimento -

Raramente você vai visitar uma praia sueca lotada, cheia de barraquinhas de milho, cachorro-quente e raspadinha. Na verdade você NUNCA vai encontrar barraquinha de milho, cachorro-quente e raspadinha em uma praia sueca.

Ou existe um restaurante ou um café por perto ou não existe nada. Fazer piquenique é a regra para quem quer aproveitar cada segundo do verão de frente para o mar. E Skåne, extremo sul da Suécia, é o lugar onde estão algumas das praias mais exuberantes.

Se a intenção é alugar um carro e cortar a costa sul motorizado, fique de olho não somente nas lindas praias mas em cada portinha de brechó, ateliês de artistas locais, vendedores de morangos fresquinhos e as gårdsbutiker, lojas de produtos fabricados e cultivados in loco pelas fazendas da região.

Se a intenção é passar a semana em Skåne, alugue uma stuga – casa de veraneio tipicamente sueca– para conhecer com calma a localidade e mergulhar no verdadeira maneira sueca de viver no verão. Pelo Airbnb, dá para alugar até barraca de acampamento montada e bonitinha, só esperando você chegar.

Muitas fazendas da região costumam também alugar quartos e casas nessa época. Está aí uma maneira de combinar praia e campo numa só viagem e aproveitar o que o sul da Suécia tem de melhor.

Sandhammaren
Considerada a melhor praia da Suécia, está localizada na ponta sudeste de Skåne. São quilômetros de areia clara e pequenas dunas. É perfeita para se esticar e aproveitar o sol. Não deixe de visitar o monumento megalítico Ale’s Stones, sentar na grama e observar a dança de paragliders no ar. Na pequena vilinha de restaurantes, peça rökt makril (cavalinha defumada) e saborei-a com o azul do mar.


Vårhallen
Essa não é a típica praia para fazer longas caminhadas ou deitar na areia, pois os grãos são graúdos e as formações rochosas dominam a paisagem. Mas se você quer fugir da agitação, passar horas olhando para o mar e recolhendo pedrinhas de todos os tipos, passe por Vårhallen. Para mim, essa praia tem uma aura bergmaniana, já que faz lembrar as também lindas praias da Ilha de Fårö, onde Liv Ullmann corre pelas pedras em Persona (1966). Não estranhe se avistar cachorros – ao norte de Vårhallen o banho de cães é permitido.


Stenshuvud
Além da praia de águas cristalinas e areia clara, nesse lugar fica o Nationalparken de Stenshuvud, um reservatório ecológico com rica fauna e flora. Os suecos são seres da natureza e adoram caminhadas nas florestas em busca de cogumelos, mirtilos e serenidade. O parque oferece guias monitorados durante todo o verão. É ideal para colocar uma mochila nas costas, curtir um passeio na floresta e terminar com um bom banho de mar.


Mossbystrand
Reitero: piquenique é lei em passeios que envolvam parques, praias e florestas. Em Mossbystrand não é diferente: muna-se de coisas gostosas na sua cesta e passe o dia curtindo essa praia calma e frequentada por jovens e famílias com crianças. Mossby é linda e com um bom planejamento – não é difícil encontrar casas de veraneio bem equipadas e a poucos quilômetros da praia. De quebra, tem um estacionamento a poucos metros da areia.


Knäbäckshusen
Fica perto de uma velha aldeia de pescadores com direito a capelinha ao sul de Stenshuvud. Quase todas as casas da vila são de veraneio.Porém, cada vez mais famílias estão encontrando esse paraíso e decidindo se mudar para lá. Mas atenção: por causa do vento oeste, a água é bem gelada. Uma opção menos congelante é o lago Gyllebosjön. Dá para ir de dressin, uma espécie de bicicleta sobre trilhos, a partir da estação de St. Olad até Gyllebo.


Mölle
Praia, reservatório ambiental e vila de pescadores, Mölle está localizada em Kullahalvön, a noroeste de Skåne. Dizem que o naturalista sueco Carl von Linné visitou a localidade em 1749 e nadou em suas águas. Mölle é uma bela praia de pedras. Há belos hotéis atrás, nas montanhas, que oferecem fantásticas vistas para o mar. Os pensionatos e bed & breakfast também são boas opções de hospedagem.


Gislövshammar
Se você chegou na Suécia atraído pela fama do surfe sueco de Tim Latte, não está enganado! Yes, há ondas! E os spots de Givslövshammar estão entre os melhores de Skåne. No Surfers Center de Apelviken, maior da Suécia, você pode se hospedar, alugar acessórios e participar de cursos. Se não vê a hora de provar as modernas pranchas Easyrider, Fanatic Shark, JP Funster, entre outras, esse é o lugar.

bannersponsoredvolvo