Esporte

Onde surfar o ano todo em Portugal, segundo os locais

Por - 22/11/2017

O Journal feito pela antenada turma da Athena Advisers (@athenaproperty), consultoria premium de real estate na Europa, acaba de publicar uma reportagem contando sobre os melhores picos para surfar em Lisboa e nos arredores. No além-mar há onda além Nazaré! Confira as dicas.

Central: Competitivo e Conveniente
Lisboa possui uma ótima cena de surf, centralizada na Praia de Carcavelos (foto). Este é realmente um ótimo point de surf e, no inverno, as ondas ficam grandes e formam tubos. Elas formam picos por toda a praia, o que ajuda a distribuir o grande número de pessoas. Todos surfam aqui, de iniciantes a profissionais, mas você tem que ter sorte ou ser esperto para encontrá-la vazia. Mesmo antes do amanhecer, você pode entrar na água e encontrar outras pessoas. As ondas, quando estão boas, são clássicas e muito consistentes. Elas são boas para o surf durante todos os tipos de maré, mas são melhores durante a maré média para alta, mas quando entra o swell, apenas os mais hard-core se aventuram nelas, e a maioria das pessoas vai para a próxima praia, a Praia de Torre, que é em torno do forte, na ponta leste – é uma pequena praia protegida que tem ondas quando Carcavelos está tempestuosa, mas é agrada a crianças e escolas e a água pode estar suja. Mais ao leste está Santo Amaro, com grandes direitas que só ficam boas algumas vezes durante a temporada. É bom enfatizar que a praia está sempre lotada de bons locais quando as ondas estão boas, mas atenção, uma boa onda vem com um preço, já que as ondas quebram em um recife seco, então você paga caro pelos erros cometidos aqui. Há muito mais recifes e points a oeste de Carcavelos, como a Bafueira e São Pedro – elas podem estar boas para o surf, mas precisam de condições de maré específicas.


Oeste de Lisboa: Chic e Ótimo no Verão
Quando o swell está menor, vá mais para o oeste ainda: Guincho é uma praia famosa logo depois de Cascais – É um dos distritos mais ricos da cidade, e isso fica óbvio já que todos tem pranchas e wetsuits novíssimos. O padrão não é tão alto aqui como é em Carcavelos, mas recebe muito swell, então, em dias de ondas pequenas, é muito popular. Depois, vire a esquina, em direção ao oeste, onde a praia mais popular é a Praia Grande, que pode receber uma multidão e que tem ondas independentemente da maré. Como é virada em direção ao oeste, ela é exposta, com muito swell e é provavelmente o centro da cena de surf de Lisboa durante o verão, quando as ondas são geralmente pequenas. Praia Grande é um pouco como Carcavelos, pode estar cheia de todos os tipos de surfistas, desde iniciantes a profissionais e suas ondas são divertidas, mas podem ficar um pouco grandes. Ali também estão localizadas outras praias menos lotadas, como a Praia das Macas ou Praia Adraga (foto). Os portugueses adoram ficar juntos e, se você se afastar das praias principais, é mais fácil achar locais mais vazios. Infelizmente, não são encontrados lugares totalmente vazios com muita frequência quando as condições estão boas. Esta área é linda porque é a costa da região de Sintra, que é um tipo de parque nacional, com pequenos vilarejos e com um clima bem descontraído…


Sul de Lisboa: Águas mornas e menos gente
Atravessando a ponte 25 de abril, está a Costa da Caparica, com suas longas praias divididas por quebra-mares de pedra, muito popular entre os portugueses locais, ótima para caminhadas ou para se curtir. Não é o lugar mais bonito do mundo, mas o surf também pode ser ótimo, com ondas divertidas e indulgentes que podem ser bastante longas quando tem bons bancos de areais, mas também é popular! Se você for um pouco para o sul, há ainda mais praias um pouco menos povoadas, sendo a Praia de Castelo a minha favorita, pois tem um ótimo restaurante na praia para se comer peixe grelhado após o surfe, e parece que você está a horas da cidade.

Fora da cidade: Se você tiver tempo e dinheiro para gasolina, vá para o norte. A 50 minutos de Carcavelos está Ericeira (foto), uma área de classe mundial com uma série de ótimos arrecifes e algumas ondas bem grandes, apenas para profissionais. O pessoal ali é mais tranquilo – em Lisboa, a competição é grande e os locais podem ser hostis com os estrangeiros – os picos são ótimos e o pessoal local é mais relaxado.

O melhor: a 1 hora e 15 minutos ao norte está Peniche (fotos), onde encontra-se supertubos – lá estão as melhores ondas da Europa, alguns dizem ser a melhor do mundo e é onde é realizada uma das etapas do campeonato mundial. Tem muitos picos bons em Peniche. Há tantos pontos bons em torno de Peniche e a indústria do surf aqui é enorme, é um ótimo lugar para passar uma semana imergido em você mesmo em um acampamento de surf. A mudança em 10 anos foi imensa. Existia um punhado de acampamentos de surf e agora o lugar está fervendo… mas ainda há diversas praias lá onde você pode encontrar um vazio perfeito, eu peguei minhas melhores ondas de Portugal nesses picos e quero voltar a eles, mas infelizmente jurei segredo sobre onde eles ficam. Desculpe! Você terá que descobri-los sozinho!

Clique aqui para ler o post completo.

Populares