Tendências

Tatuagens podem afetar a forma como você transpira

Por - 7/06/2017

Aquela tatuagem bem feita, no lugar certo, pode deixar as coisas muy calientes – e não é apenas por fetiche ou gosto estético. De acordo com um estudo conduzido pela universidade americana Alma College, em Michigan, as tattoos mudam o nosso suor e podem afetar, até certo ponto, o controle da nossa temperatura corporal.

Foto: Taco Fleur

Maurie Luetkemeier, co-autora do projeto e professora de fisiologia, notou que as mudanças acontecem apenas em pessoas que têm tatuagens grandes, sobretudo nas costas, nos braços e em outras áreas com um alto número de glândulas sudoríparas.

A análise provou que, quem carrega boa parte do corpo desenhado, sua 50% menos quando exposto a altas temperaturas e alta carga de esforço físico. “Também descobrimos uma maior concentração de sódio no suor de uma pele tatuada”, diz Luetkemeier.

Foto: Mohammad Faruque

Outra informação relevante adquirida nessa pesquisa diz respeito à reabsorção de certos nutrientes: no processo de transpiração, eliminamos sódio e eletrólitos, mas parte dessas substâncias são reabsorvidas antes do término do processo, e a pele com pigmentos de cor bloqueiam parte dessa reabsorção.

Para o médico dermatologista Dr. Daniel Dziabas, o estudo é pautado em uma metodologia assertiva, embora a amostragem seja limitada. “Os resultados são coerentes, uma vez que o pigmento da tatuagem é depositado na derme, região das glândulas sudoríparas e onde acontece o processo inflamatório decorrente da tatuagem, o que pode realmente afetar as funções vitais das glândulas. Agora vamos aguardar os próximos estudos, pois acredito que é preciso realizar biópsias em tecidos com e sem tattoo, para fins de comparação”, pontua o doutor.

Foto: Allef Vinicius

O levantamento dessas análises iniciais, contudo, não deve frear o impulso de quem quer “rabiscar” o corpo, seja com um desenho grande ou pequeno, ele apenas traz à tona novas questões a serem investigadas.

Populares