Tendências

As tendências gastronômicas que você vai querer provar neste ano

Por - 8/01/2018

Para quem gosta de ser surpreendido por sabores e comidas diferentes, 2018 será sem dúvida um prato cheio. Para você não torcer o nariz quando se deparar com uma receita à base de pandan, portanto, selecionamos – apoiados no report 2018 da JWT Intelligence – algumas novidades que devem ser presença constante nas mesas do Brasil e do mundo. A culinária do sudeste asiático vai continuar em alta, com seus vegetais e legumes diferentões, e um velho conhecido tem tudo para virar a bebida coqueluche da temporada.

Pandan
Não se assuste se você nunca ouviu falar na folha de pandan. Originária do sudeste asiático, ainda é difícil de encontrá-la nos mercados tradicionais, embora isso deva mudar ao longo do ano. A chef celebridade britânica Nigella Lawson, por exemplo, elegeu o ingrediente como a próxima grande sensação do mundo da gastronomia. Normalmente utilizada em bebidas e sobremesas, essa planta tropical de sabor doce, similar à baunilha, já faz sucesso entre cozinheiros americanos, sendo triturada para uso em bolos, cremes e chás. Além do mais, suas receitas já vêm ganhando considerável popularidade no Instagram.


Ube Roxo
A rede social, aliás, vem ajudando a popularizar outro ingrediente que deve pintar com força no Brasil este ano. Trata-se do ube roxo, uma espécie de purê feita a partir da batata-doce roxa e de óleo de coco, muito popular nas Filipinas. Além de ser muito saudável e extremamente nutritivo, o grande diferencial do ube vem da forte cor violeta que a pasta dá às receitas nas quais é utilizada. Uma rápida busca no Pinterest, por exemplo, trará de volta uma explosão de cores na forma de sorvetes, bolos, tortas e pudins. Ah, e não se preocupe se você não achar o ingrediente no mercado mais próximo. Basta cozinhar e esmagar uma batata-doce roxa e misturá-la com óleo de coco e pronto. Já pode começar a colorir suas receitas.



Xerez
O xerez não é propriamente uma novidade, mas tudo indica que fará um retorno triunfal aos nossos copos e taças. Essa espécie de vinho fortificado espanhol, elaborado com adição de aguardente vínica, tem tudo para virar uma febre. Embora ele nunca tenha saído do radar de especialistas, que sempre o consideraram um dos melhores e mais versáteis vinhos do mundo, a bebida passou os últimos anos um pouco subestimada pelo grande público. Além de poder ser consumido puro, o xerez também é muito utilizado em drinks e outras receitas. Uma dica: acompanha muito bem comida japonesa.

Populares