cenoura & bronze

5 terraços pelo Brasil para brindar a vida e o sol

Por Fernanda Nascimento -

Não importa a estação, os espaços ao ar livre são sempre os melhores lugares para aproveitar um dia de sol. Quando estão no alto, oferecem as vistas mais espetaculares, que ficam ainda mais bonitas no entardecer. No topo dos prédios das capitais há refúgios com cafés, restaurantes e bares para aproveitar o dia. Em São Paulo ou no Rio de Janeiro, uma visita ao museu pode terminar com um almoço com vista para o Parque do Ibirapuera ou para a Região Portuária. Em Salvador, a Baía de Todos-os-Santos pode ser o cenário de um café durante a tarde. Confira os terraços que descobrimos em cinco capitais brasileiras para celebrar o sol em grande estilo.

01.

Gards Rooftop Bar, Curitiba (PR)

Inspirado nas coberturas de Nova York, o Gards Rooftop Bar (na foto de abertura) abriu as portas na capital paranaense no final de 2016. Desde então, o espaço montado no quarto andar do Shopping Pátio Batel vive cheio. Acomodado no balcão do bar onde são preparados coquetéis autorais ou espalhado pelo deck de madeira a céu aberto, o público costuma aproveitar o happy hour por lá nos dias da semana. Aos finais de semana, a casa abre depois do almoço e serve drinks e comidinhas até o fim da noite.

Gards Rooftop Bar: Avenida do Batel, 1868, 4º andar, Batel


Foto: Divulgação

02.

Museu de Arte Contemporânea da USP, São Paulo (SP)

Uma passarela separa o Parque do Ibirapuera do prédio projetado por Oscar Niemeyer hoje ocupado pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo. Até 2012, o endereço com uma das vistas mais bonitas da cidade era a sede do Departamento de Trânsito. Não só as salas ganharam vida e se transformaram em galerias como também a cobertura, uma área de 2.200 metros quadrados, quase toda a céu aberto, virou um terraço com bar e restaurante. É possível se sentar ali para tomar um café assistindo ao pôr do sol ou almoçar com uma vista panorâmica de São Paulo.

MAC USP: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301


Foto: Reprodução/Facebook

03.

Café Terrasse, Salvador (BA)

Escondido nos fundos do prédio da escola Aliança Francesa, o café tem uma vista estonteante para a Baía de Todos-os-Santos e para a Igreja de Santo Antônio da Barra, uma das mais antigas de Salvador. Às sextas e sábados, o projeto Pôr do Sol costuma levar grupos de chorinho e jazz para se apresentar no final da tarde. Chegue cedo para conseguir uma das mesas com vista para o mar, onde o sol se esconde no entardecer. Também é possível almoçar no café, que serve pratos e comidinhas como crepes.

Café Terrasse: Avenida Sete de Setembro, 401, Ladeira da Barra

meulugaraosol


Foto: Reprodução/Facebook

04.

Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro (RJ)

Parte do projeto de revitalização da Zona Portuária, o Museu de Arte do Rio (MAR) foi inaugurado em 2013 com vocação cultural e educativa. O complexo possui duas construções: o antigo palacete de D. João VI e um prédio modernista, interligadas por um terraço com vista panorâmica. É lá no alto que fica o restaurante Mauá, batizado em homenagem à praça onde está o museu. Ele funciona do horário do almoço até o final da tarde, quando o pôr do sol deixa a vista ainda mais bonita. Mas não é preciso sentar-se ali para visitar a cobertura, que serve como ligação entre a edificação mais moderna, onde funciona a Escola do Olhar, e o antigo prédio que abriga as exposições.

Museu de Arte do Rio: Praça Mauá, 5, 6º andar, Centro


Foto: Reprodução/Night Market Rooftop

05.

Night Market Rooftop, Belo Horizonte (MG)

As feiras ao ar livre de Londres e Nova York serviram de inspiração para esse bar inaugurado no ano passado no topo de um prédio no bairro do Estoril. O Night Market funcionou como um evento sazonal antes de reformar o próprio espaço. Hoje são três ambientes espalhados por dois andares: pista de dança, varanda e, claro, o terraço na cobertura. A vista de Belo Horizonte fica ainda mais bonita no pôr do sol, que chega acompanhado por música, drinks e comidinhas. No sábado, as festas começam a partir das 15h.

Night Market Rooftop: Rua Wilson Rocha Lima, 25, Estoril

Foto de abertura: Divulgação/Gards Rooftop Bar